• Helena - 50 Livros

FOCO EM 2018 - Daily Planner


Acho que é um consenso geral de que nós, seres criativos de luz e paz (aham, tá), temos dificuldade de nos organizar. Seja no celular, na agenda, no tablet, tudo é uma dificuldade sem fim! Eu também era assim, acredite, mas essa parte da minha vida mudou depois que eu conheci o Daily Planner. Quer conhecer um pouco mais dessa ferramenta? Então é só continuar lendo! :-)

ANTES DO DAILY PLANNER

Nunca me adaptei muito bem às agendas virtuais, sempre ficava perdida e sentia muita dificuldade de usá-las, achando um modelo muito rígido, sem conseguir extravasar meus pensamentos e idéias. Então acabava ficando com a boa e velha agenda diária que, apesar de sua falta de estilo e espaço pouco otimizado, supria minhas necessidades básicas: anotar coisas a fazer, compromissos inadiáveis, contas a pagar...

Cheio de conta para pagar dentro. hahahahahaha

A única coisa que me encucava muito eram aquelas horinhas por dia. Não entendia direito a usabilidade daquilo, já que a primeira hora da manhã na agenda eu nunca usava (a não ser para anotar "Corrida" ou "Crossfit") e a última hora da noite era muito antes do que eu precisava (tenho aula até 22:30 da noite). Cada um tem um dia muito diferente dos demais. Quem trabalha de madrugada então, precisaria de uma agenda especial?

"Ah, Helena, mas é para anotar compromissos de horário comercial!" Mas aí é simples, você mesmo escreve o horário e coloca o compromisso do lado. Por que exatamente precisa das horas já impressas? E se o que tem marcado é só em horas quebradas? Enfim, não conseguia ver uso para aquelas horinhas estampadas contra minha vontade.

BULLET JOURNAL

Aí eu conheci o Bullet Journal em um vídeo da Youtuber Bia Jiacomine. O Bullet Journal é uma agenda que você mesmo confecciona, usando só aquilo que é mais conveniente para você. Ou seja, é uma agenda que tem somente o que você precisa. Parece mais complicado fazer uma agenda do que comprar uma pronta, mas posso garantir para quem quiser que você faz ela rapidinho, basta um caderno e uma caneta. A partir daí, tudo fica mais simples. Você pode colocar sua organização diária de acordo com suas necessidades: pode ser por hora, por turnos, semanal, mensal... as possibilidades são infinitas!

Para conhecer mais sobre esse método, só clicar aqui que você vai direto para o vídeo dela.

DAILY PLANNER

Já estava montando meu Bullet Journal, feliz e contente, quando ouvi falar do Daily Planner. E o que seria ele? Um Bullet Journal impresso de fábrica. Rsrsrsrsrs... Todo estilizado, de capa dura, com todos os tipos de organização em um só: mensal, semanal e diário. Uma beleza para almas controladoras como a minha.

O único problema dele? Por um preço acessível para mim só na gringa. Calma, vou explicar. Aqui no Brasil, até esse ano, somente gráficas independentes e quase artesanais que faziam esse tipo de serviço. Era um artigo de luxo, onde você falava o que queria, como queria, ficando algo muito personalizado. Realmente uma beleza, mas não estava nos meus planos financeiros, já que um deles não custava menos de 300 golpinhos.

Como já ia viajar para os Estados Unidos no final de 2016, decidi comprar lá. E foi o que eu fiz, me tornando uma feliz proprietária de um The Happy Planner, da Create 365.

Foi amor a primeira vista, uma conexão instantânea e maravilhosa, que só me trouxe alegrias. Contudo, ainda estava meio receosa com ele, então usei ele para o trabalho e uma agenda comum para a vida pessoal. Não me julguem, era meu primeiro Planner.

COMO SERÁ EM 2018?

Esse ano fui de novo aos EUA, mas esqueci de comprar meu planner. Sim, comi uma mosca desgraçada. Tinha colocado já no meu coração que em 2018 unificaria minhas agendas e agora ele estava partido pelo fato de ainda não ter comprado um planner.

Preparei meu bolso para a facada que seria um planner artesanal, mas vi um vídeo da Pam Gonçalves sobre o Bullet Journal de escrita dela e fiquei convencida de que não precisava de um planner e sim de um Bullet. Clica aqui pra ver o vídeo dela.

Com a alma fortalecida, fui à papelaria comprar umas canetas coloridas novas (por motivos de: sou dessas) e um caderno sem pauta para que o BJ ficasse bem fofinho e caprichado. Mas aí apareceu esse planner aqui:

Tenho certeza que tocou Lionel Richie na minha cabeça quando eu o vi na sessão de agendas: era um planner brasileiro e comercial! E melhor, com a mesma estrutura do gringo: mensal, semanal e diário! E ainda tinha dois tamanhos, esse maior e um menor, para as minimalistas (coisa que não sou). Minha mãe acabou ficando com o menor, querendo fazer um teste, já que nunca se adaptou com as agendas tradicionais.

E o melhor: nenhum deles saiu por mais de 30 reais! Sim, foi muito barato. Eu escutei um amém?!

BÔNUS!

Há alguns males que vem para o bem e um deles foi o conhecimento do Habit Tracker. Enquanto pesquisava sobre o BJ, encontrei o HT que é um rastreador de hábitos, ou seja, uma tabela onde você coloca tudo aquilo que é cotidiano: fazer exercício, comer saudável, ir à aula, essas coisas que enchem a parte diária da agenda e que não é mais do que uma obrigação cotidiana. Então, nada mais justo do que ele configurar um espaço separado, quem não tire a atenção das atividades que realmente precisam de foco!

Às vezes muita gente perde o foco nas tarefas diárias porque simplesmente gasta muita energia com coisinhas que ela já faz diariamente sem perceber, mas quando entram no esquema do dia tornam-se obrigações dispendiosas. Por exemplo: você não come e dorme TODOS os dias? Então para que escrever isso na agenda?!

Clica na imagem que dá para imprimir em uma folha A4!

No meu caso, faço exercício 6 vezes por semana, é algo que faço sem reclamar. Mas aí, quando colocava na agenda e acabava não fazendo naquele horário marcado por conta de algum compromisso, ficava automaticamente culpada por não fazer, me desmotivando. Acaba o tiro saindo pela culatra, sabe? Como o Habit Tracker isso não acontece mais! Então, só no final do mês, que vejo se eu segui minha rotina direitinho (vendo mais verde que laranja) ou não. Aí sim eu posso no mês seguinte despender mais tempo e energia para aquilo que ficou de lado. Em novembro, no que me diz respeito, corri menos que o esperado, mas consegui, pela primeira vez, beber 2 litros de água na maioria dos dias, coisa que nunca tinha alcançado.

Então fica a dica para você que se atola com as coisas pequenas do dia-a-dia na agenda, deixando passar o que realmente deveria ser focado.

UMA DICA PARA QUEM SE ACHA UM LIXO POR NÃO CONSEGUIR FOCAR NO QUE INTERESSA

Eu sou uma pessoa obstinada, ou seja, focada por natureza. E, gente, a verdade é: quem é focado não faz tudo o que se propõe! Sim, amores, tem sempre alguma coisa que é deixada para trás. A única diferença da pessoa focada para seu oposto é que a gente consegue decidir rápido o que é prioridade.

Exemplo concreto: hoje, dia que escrevo essa postagem, preciso cumprir: meus hábitos diários, ir na feira, escrever dois posts, ler para o desafio da #Fantastona2017, atender uma cliente, fazer o almoço, fazer pastéis para levar em um evento, limpar um cômodo em específico da casa (minha casa é muito grande para limpar toda um dia só), fazer a sobrancelha, fazer as unhas, ver alguma coisa no Netflix. A pessoa não-focada, mas com sangue nos olhos, vai tentar fazer tudo que eu citei, fracassar (porque é sim muita coisa) e ficar desmotivada para o dia seguinte.

Já a focada, vai colocar em prioridades, respeitando a quantidade de horas no dia e o seu humor e energia naquele dia. Não é a toa que minha sobrancelha está imensa e minha unha por fazer a dias. Entender que nem tudo pode ser feito em um dia é libertador e perceber que dessa maneira no espaço de uma semana você conseguiu fazer tudo que se propôs, mesmo adiando uma coisa o outra, é gratificante.

#ficaadica

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Daily Planner no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

#compras #agenda #dailyplanner

23 visualizações

© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com