- Helena - 50 Livros
RESENHA de "O Ódio que Você Semeia", de Angie Thomas - #FOLIALITERARIA2018


SINOPSE DE ORELHA
Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos. Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.
SOBRE A AUTORA

Angie Thomas nasceu e foi criada em Jackson, no Mississippi, o que se percebe pelo seu sotaque. Quando adolescente, era rapper e sua maior conquista foi ter escrito um artigo sobre si mesma na Revista Right On! (com foto). É bacharel em escrita criativa pela Belhaven University e possui um diploma não oficial em Hip Hop. Ela ainda sabe fazer rap, se for preciso. Seu livro de estreia, O Ódio Que Você Semeia (The Hate U Give), foi o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books. O romance será adaptado para o cinema, pela Fox, e chegou ao primeiro lugar da lista do New York Times na semana de seu lançamento.

NOTAS
ENREDO: 5
PERSONAGENS: 5
DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5
INÍCIO: 5
MEIO: 5
FIM: 5
NOTA FINAL: 5 de 5
LIVRO BOM PARA: rever conceitos (e preconceitos)
MINHA RESENHA
Esse livro me pegou pelo hype mesmo, mas juro que não fui com muita sede ao pote e nem com muitas expectativas. Mas, gente, que livraço.
A história, apesar de triste, não perde o seu charme young-adult: uma trama com drama, mas lidada com uma leveza impressionante. Não tenho muitas palavras para esse livro, acho que ele fala por si só. Consegue ser o reflexo de uma sociedade doente, mas que consegue, de tempos em tempos, demonstrar uma ponta de coragem para se reerguer.
E é esse o ponto chave do livro: coragem. Mesmo com a escrita maravilhosa da autora e um desenrolar incrível sem ser impossível, demorei uma semana para terminá-lo, quis saboreá-lo até o final. O livro é cheio de passagens que você deve parar e pensar sobre, mergulhar no que se passa com os personagens e entender um pouco mais do seu mundo.
Bom, eu sou branca e muito do que foi exposto ali foi difícil para eu entender porque sei que nunca passarei por muito que aqueles personagens, retratos fictícios de pessoas muito reais, passaram e ainda passam, mas com certeza me deu uma nova perspectiva. Vivemos em um país onde muitos tem coragem de falar que não somos uma nação racista e é por essa razão que acho importantíssimo a leitura desse livro, principalmente nas escolas. Por mais que a vida americana seja muito diferente da nossa, muito pode ser aprendido com a trajetória de Starr e sua família.
"O Ódio que Você Semeia" foi um título que me encantou muito, com uma escrita fluida, despretensiosa e imersiva, sem ficar clichê ou massante. Com trechos de comédia, amor e drama, a história é uma lição de vida para aqueles que nunca sentirão na pele o racismo e um hino inspirador para quem sofre e precisa achar a sua voz dentro dessa confusão chamada sociedade.
COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?
Tenho ele em e-book, mas é um daqueles títulos que faço questão de ter em papel. Ter um hino desses na estante será uma honra.
ONDE COMPRAR
Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu O Ódio que Você Semeia com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)