• Helena - 50 Livros

RESENHA de "Cinder" (Série Crônicas Lunares), de Marissa Meyer - PROJETO PREPARADA PARA A


FICHA DA BIENAL DE SÃO PAULO 2018

CINDER (CRÔNICAS LUNARES - VOL. 01)

MARISSA MEYER

EDITORA ROCCO - SELO "JOVENS LEITORES"

VAI À BIENAL 12 DE AGOSTO

SINOPSE DE ORELHA

Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.

SOBRE A AUTORA

Marissa Meyer mora em Tacoma, Washington, com o marido e os dois gatos. É fã de muitas coisas nerds (Sailor Moon, Firefly, organizar as estantes por cor...) e é apaixonada por contos de fadas desde criança – e não pretende abandonar isso. Ela pode ser ou não um ciborgue. Cinder é seu primeiro romance e já foi traduzido para cerca de vinte países.

NOTAS

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 5

MEIO: 4

FIM: 5

NOTA FINAL: 4,8 de 5

LIVRO BOM PARA: imaginar o futuro

MINHA RESENHA

Muito já tinha ouvido falar desse livro, mas sempre via ele lá no Kindle Unlimited e acabava não pegando para ler. Por conta do projeto da Bienal e da Fantastona 2018, acabei colocando ele na TBR. Não me arrependi nem um pouco.

Lembra o que eu disse a respeito de Corte de Espinhos e Rosas, sobre o problemas de se recontar uma história e ela acabar usando muitos elementos manjados? Te garanto que Cinder não cai nesse buraco. Com elementos originais e uma boa narrativa, o livro consegue ser excepcionalmente original.

O enredo mistura elementos de diversos gêneros literários, como distopia, fantasia, romance, young-adult e até ficção científica e conto de fadas. Essa união de conceitos tão heterogêneos funciona tão bem que chega a ser impressionante.

Há um romance minúsculo no livro que eu mais consideraria crush do que realmente uma história de amor. A fantasia é algo mais para aproximar da real história recontada do que realmente ser uma fantasia. A ficção científica é o que realmente chama a atenção e de uma maneira muito positiva.

Lógico que o livro tem clichês, afinal de contas, é um YA baseado em uma história muito conhecida, mas nem assim deixa de surpreender. Me vi envolvida 100% com a trama, além da escrita da autora ser incrível e muito sensorial, toda a angústia que a personagem principal passa, a Cinder, você consegue sentir na pele enquanto lê. Deixou meu coração apertado uma centena de vezes, só que sem perder a atenção do leitor. Um trabalho incrível.

Ah, e temos representatividade nesse volume! Toda a história se passa em uma cidade chamada Nova Pequim, a capital de um conglomerado de antigos países e povos orientais. Ou seja, a cultura é bem oriental e os personagens de apoio são de fenótipo oriental (tirando Cinder). Apesar de não ficar exatamente claro, a nem menção dos Estados Unidos já cria um ambiente completamente novo para o leitor. Super ponto a favor para a autora.

"Cinder" foi uma leitura deliciosa, cheia de surpresas e que me cativou intensamente. Com certeza lerei os demais volumes da série.

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

Eu li através do sistema Kindle Unlimited e a formatação estava incrível, sem nada a reclamar. Acho que o e-book é uma ótima opção.

A QUEM AGRADA O EVENTO?

- Fãs de fantasia

- Fãs de young-adult

- Fãs de distopia

- Fãs de ficção científica

- Amantes de contos de fadas e histórias de princesa

ONDE COMPRAR

Amazon.com (Kindle Unlimited)

Saraiva.com.br

Submarino.com.br

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Cinder com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

#livro #crônicaslunares #fantasia #distopia #ficçãocientífica #contosdefada #bienalsp2018 #fantastona2018 #marissameyer

0 visualização

© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com