© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Helena - 50 Livros

RESENHA de "A Poeta X", de Elizabeth Acevedo - #TURISTALITERARIO


SINOPSE DE ORELHA

Best-seller do New York Times sobre uma adolescente que conta sua história através de uma poesia intensa, crua e poderosa. Xiomara Batista se sente sem voz e incapaz de se esconder no Harlem. Desde que seu corpo ganhou curvas, ela aprendeu a deixar os punhos e toda sua raiva falarem. E, em contraste com as regras da mãe religiosa, Xio tenta expressar suas próprias crenças através da poesia: a garota derrama toda frustração e paixão nas páginas de um caderno, recitando as palavras para si mesma como orações. Em seu romance de estreia, Elizabeth Acevedo aborda dúvidas e experiências frenquentes da adolescência – religião, relacionamento e autoaceitação –, apresentando essas questões por meio das lentes da herança afro-latina de Xiomara. Acevedo elevou o romance escrito em verso a uma ferramenta poderosa, fornecendo aos leitores uma narrativa incrivelmente viciante e deliciosamente rítmica, implorando para ser lido em voz alta. A autora traz um ponto de vista único para aqueles que convivem com todo tipo de preconceito e procuram por si mesmos na literatura e na vida.

SOBRE A AUTORA

ELIZABETH ACEVEDO é filha única de um casal de imigrantes dominicanos. Bacharel em artes cênicas pela George Washington University, obteve mestrado em escrita criativa pela Universidade de Maryland. Com mais de catorze anos de experiência em poesia performática, Acevedo é Campeã Nacional de Declamação de Poesia. Figurando na lista de mais vendidos do New York Times assim que foi lançado, A Poeta X é o livro de estreia de Acevedo. Ela mora com seu parceiro em Washington, DC.

NOTAS

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 4

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 5

MEIO: 5

FIM: 5

NOTA FINAL: 4,8 de 5 + ❤️

LIVRO BOM PARA: se emocionar

MINHA RESENHA

Que livro emocionante! Não só pela trama, mas também pela estética da escrita.

Você já conhece a poesia Slam? É uma intervenção poética de caráter competitivo onde o autor tem um determinado tempo para declamar sua poesia, de maneira crua, para um público e jurados. Ela já é bem conhecida nos Estados Unidos, mas já ganhou bastante espaço no Brasil graças às filmagens de apresentações feitas em São Paulo. O vídeo abaixo, produzido pela Revista Carta Capital, explica melhor e exemplifica a intervenção.

E é nesse formato em que o livro é escrito: em poesias curtas, feitas para serem não só sentidas, mas também lidas em voz alta. Apesar de nem todas terem um apelo diretamente político, tudo que é contado pela protagonista mostra o quanto determinadas camadas sociais sofrem mais com os preconceitos e a estereotipação. É tocante de forma geral, mas muito do que eu li reflete o machismo e me tocou intimamente.

Apesar da autora ser uma norte-americana de ascendência dominicana, tal qual a personagem, o livro não é auto-biográfico. Todo o mundo é bem colocado, a trama é excelente e as poesias em si são incríveis, de uma qualidade ímpar. Confesso que a personagem principal tem uma personalidade que não combina muito com a minha, já que ela toma as mesmas atitudes esperando resultados diferentes e isso me enerva um pouco. Mas nada que influenciasse diretamente a minha experiência de leitura.

A autora consegue trazer à tona muitas questões sociais importantes, como religiosidade, machismo, famílias disfuncionais, mas consegue fazer isso de maneira fluida, mesmo que não consiga deixá-las leves. Só que esse é o objetivo do formato em poesia slam: incomodar, tocar fundo e fazer o leitor pensar nem que seja na marra. É, com certeza, uma forma necessária.

"A Poeta X" é leitura indispensável para todas as idades, gêneros e realidades sociais, não pode faltar na wishlist de ninguém.

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

Por conta do formato, acho que vale mais a pena ser comprado em formato físico. Pode ser que em e-book algumas poesias façam menos sentido.

ONDE COMPRAR

Amazon.com

Saraiva.com.br

Submarino.com.br (via Ad.fly)

A CAIXINHA DE OUTUBRO DO TURISTA LITERÁRIO

A caixinha foi bem legal, o fichário é muito lindo, além de muito útil. Tudo estava muito bem pensado, tirando o pacote de maçã desidratada que estava muito murcha. Acho que a ideia de um produto com cheiro de maçã teria sido mais segura. No conteúdo extra tinha um vídeo da autora declamando uma de suas poesias do livro e foi incrível vê-la dando o tom certo ao seu escrito.

NOTA DA CAIXA: 4,5 de 5

ASSINE O TURISTA LITERÁRIO!

ASSINE AQUI!

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu A Poeta X com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

#livro #poesia #youngadult #drama #elizabethacevedo #literaturaamericana

2 visualizações