• Helena - 50 Livros

A EXPERIÊNCIA de "Primavera Num Espelho Partido", de Mario Benedetti - #TAGCURADORIA


SOBRE O CURADOR

Julián Fuks é paulistano e nasceu em 1981. Escritor e jornalista, é autor de Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu (contos, 2004) e mestrando em literatura hispano-americana na Universidade de São Paulo. É colaborador da revista Entrelivros e foi repórter de literatura da Folha de S. Paulo. Também escreveu "Histórias de Literatura e Cegueira".

SINOPSE DE ORELHA

Primavera num espelho partido é um livro arrebatador, que conta a trajetória de uma família separada pela prisão e pelo desterro, as que sobrevive graças à esperança.

O romance intercala múltiplas vozes narrativas, incluindo a do próprio Benedetti, que vivenciou a violência da ditadura e passou parte de sua vida exilado. Ao entrelaçá-la, o autor compõe um mosaico de impressões e sentimentos, num livro marcante sobre a resistência do amor em tempos sombrios.

SOBRE O AUTOR

Mario Benedetti (Paso de los Toros, 14 de setembro de 1920 — Montevidéu, 17 de maio de 2009) foi um poeta, escritor e ensaísta uruguaio. Integrante da Geração de 45, a qual pertencem também Idea Vilariño e Juan Carlos Onetti, entre outros.

Considerado um dos principais autores uruguaios, ele iniciou a carreira literária em 1949 e ficou famoso em 1956, ao publicar "Poemas de Oficina", uma de suas obras mais conhecidas. Benedetti escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema.

Dentre as diversas honrarias que recebeu destacam-se o Prêmio do Ministerio de Instrução Pública (1949) conquistado em função de sua primeira compilação de contos, Esta Mañana; Prêmio Jristo Botev da Bulgaria (1986) pelo conjunto de sua obra; o Prêmio Ibero-americano José Martí (2001); e o Prêmio Internacional Menéndez Pelayo (2005) que é dado em reconhecimento ao esforço de personalidades em âmbito artístico e científico em prol dos idiomas ibéricos.

MINHAS SENSAÇÕES

Essa leitura foi um tanto controversa para mim no campo das emoções. Quando eu vi que a temática desse livro seria as consequências pessoais de uma ditadura militar, pensei que me debulharia em lágrimas, engoliria a seco e teria que parar inúmeras vezes a leitura para refletir. Infelizmente, isso não aconteceu. Foi uma leitura muito morna, quase monótona, exceto pelos relatos reais do autor. Nada mexe mais com a gente do que a vida real, não é mesmo? Não consegui me conectar com nenhum personagem, nem mesmo senti empatia direta. Não é um livro ruim nem uma leitura arrastada, mas eu realmente esperei algo mais explosivo, mais tocante. O final também foi pouco empolgante, algo que poderia realmente dar sentido a todo o livro.

A revista eu acabei lendo para fazer essa resenha. Apesar de ter gostado imensamente dela, como sempre, senti um pouco de falta de uma matéria explicando melhor a ditadura no Uruguai, pois sabemos muito pouco sobre ela (afinal de contas, nos dias atuais, está compensando muito estudar sobre a nossa própria ditadura para cometermos menos achismos). Acho que isso ajudaria a entender melhor o propósito do livro.

"Primavera num espelho partido" foi uma leitura pouco cativante, apesar de ter um enredo incrível e relatos reais muito impressionantes, mas não foi o suficiente para se tornar uma experiência incrível para mim.

O QUE OUVIR


Toda a história é permeada por citações provenientes de tangos (muitas referências que, por sinal, não entendi nada). Por isso, acho que vale a pena seguir a leitura escutando boas milongas.

O QUE ASSISTIR

Esse filme fala sobre os momentos que antecedem a ditadura no Chile e de aspectos culturais desse período. Vale muito assistir.

SE VOCÊ GOSTOU DELE, PODE SER QUE GOSTE DE...

COMPRE AQUI

ONDE COMPRAR

Amazon.com

Saraiva.com.br

Submarino.com.br (via Ad.Fly)

ASSINE A TAG!

Assine a TAG (Curadoria ou Inéditos) através desse link e ganhe um cupom de R$35,00 para gastar na lojinha da TAG! Lá tem livros indicados, itens de papelaria e até kits dos meses passados. ;-)

https://taglivros.com/associe-se/escolha-sua-caixinha?codigo_indicacao=HELULBCW

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Primavera Num Espelho Partido no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

#livro #taglivros #curadoria #literaturauruguaia #mariobenedetti #drama #alfaguara

2 visualizações

© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com