- Helena - 50 Livros
CONTO A CONTO de "No Seu Pescoço", de Chimamanda Ngozi Adichie


SINOPSE DE ORELHA
A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vem conquistando um público cada vez maior, tanto no Brasil como fora dele. Em 2007, seu romance Meio sol amarelo venceu o National Book Critics Circle Award e o Orange Prize de ficção, mas foi com o romance seguinte, Americanah, que ela atingiu o volume de leitores que a alavancou para o topo das listas de mais vendidos dos Estados Unidos, onde vive atualmente. Ao trabalho de ficcionista, somou-se a expressiva e incontornável militância da autora em favor da igualdade de gêneros e raça. Agora é a vez de os leitores brasileiros conhecerem a face de contista dessa grande autora já consagrada pelas formas do romance e do ensaio. Publicado em inglês em 2009, No seu pescoço contém todos os elementos que fazem de Adichie uma das principais escritoras contemporâneas. Nos doze contos que compõem o volume, encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, como no conto que dá nome ao livro — escrito em segunda pessoa —, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos.
SOBRE A AUTORA

Chimamanda é uma escritora nigeriana, da etnia Igbo, conhecida por seus romances e contos. Nasceu em Enugu, mas cresceu na cidade universitária de Nsukka, no sudeste da Nigéria, onde se situa a Universidade da Nigéria. Seu pai era professor de Estatística na universidade, e sua mãe trabalhava como secretária no mesmo local. Quando completou dezenove anos, deixou a Nigéria e se mudou para os Estados Unidos da América. Depois de estudar na Universidade Drexel, na Filadélfia, Chimamanda se transferiu para a Universidade de Connecticut. Fez estudos de escrita criativa na Universidade Johns Hopkins de Baltimore, e mestrado de estudos africanos na Universidade Yale.
Seu primeiro romance, Purple Hibiscus (Hibisco roxo), foi publicado em 2003. O segundo romance, Half of a Yellow Sun (Meio sol amarelo), foi assim chamado em homenagem à bandeira da Biafra, e trata de antes e durante a guerra de Biafra. Foi publicado em 2006 e ganhou o Orange Prize para ficção em 2007.
NOTAS DOS CONTOS
A cela um: 3 de 5
Réplica: 3 de 5
Uma experiência privada: 5 de 5
Fantasmas: 2 de 5
Na segunda-feira da semana passada: 3 de 5
Jumping Monkey Hill: 1 de 5
No seu pescoço: 3 de 5
A embaixada americana: 4 de 5
O tremor: 5 de 5
Os casamenteiros: 4 de 5
Amanhã é tarde demais: 2 de 5
A historiadora obstinada: 5 de 5
FAVORITO: O tremor
PIOR: Jumping Monkey Hill
NOTA FINAL: 3,4 de 5
MINHAS IMPRESSÕES DA OBRA
Esse não foi o meu primeiro contato propriamente dito com a escrita da autora, mas foi o seu primeiro livro que eu li. Confesso que não foi uma das minhas melhores experiências. Não sei se minha expectativa estava muito alta ou se realmente não me conectei com a escrita da autora. Sei que há um distanciamento muito grande entre mim e a temática das histórias, principalmente por conta dos meus privilégios de mulher branca, mas o meu problema real foi com a forma como as histórias são desenvolvidas. Achei as personagens muito parecidas, as conclusões muito mornas e enredos desinteressantes. Foi uma leitura um tanto truncada por conta disso, já que era difícil eu terminar de ler um dos contos e realmente gostar muito e ficar com vontade de seguir a leitura, tudo ficou muito arrastado. Escrever contos não é fácil, tanto que normalmente quem escreve contos e crônicas raramente engrena em um romance maior, pois são técnicas muito diferentes. Talvez esse não seja o estilo da autora e está tudo bem, procurarei um romance dela propriamente dito para conhecê-la de verdade.
COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?
Acho interessante você ler um romance dela antes de se jogar em No Seu Pescoço. Se você é um verdadeiro apreciador de contos, como eu, talvez não seja interessante sair lendo esse aqui antes de conhecer a escrita da autora. Se você já é fã de Chimamanda, aconselho a ler um conto presente nesse livro antes de embarcar nele como um todo. Para isso, sugiro começar com "Na segunda-feira da semana passada", que reúne bem as características dos contos desse livro.
ONDE COMPRAR
Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu No Seu Pescoço com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)
#livro #contos #literaturanigeriana #chimamandanigoziadichie #companhiadasletras #literaturanegra