• Helena - 50 Livros

A EXPERIÊNCIA de "Ponto Cardeal", de Léonor de Récondo - #TAGCURADORIA




O CURADOR DE ABRIL/2020




Contardo Luigi Calligaris (Milão, 2 de junho de 1948) é um escritor, psicanalista e dramaturgo italiano radicado no Brasil. É colunista da Folha de S. Paulo.



CLIQUE AQUI PARA COMPRAR (DISPONÍVEL NO KINDLE UNLIMITED)






















SINOPSE DE ORELHA

Dentro de seu carro, num estacionamento, Mathilda retira com cuidado a maquiagem do rosto, o vestido apertado, o sapato de salto altíssimo. Veste um abrigo de ginástica e então já não é Mathilda, mas Laurent, marido de Solange e pai de dois filhos.


Quando percebe que incorporar uma persona feminina uma vez por semana já não é mais o suficiente, decide completar a transição. E abrir o jogo para a esposa e os filhos é só o começo dessa busca por sua verdade interior. SOBRE A AUTORA

Uma romancista-violinista francesa. MINHAS SENSAÇÕES

Logo antes de começar a escrever esse texto, vi uma resenha no Skoob intitulada "Acertou, porém errou" e acho que não há frase que defina melhor esse livro. Apesar de ser um bom livro introdutório no que diz respeito à transição de uma pessoa trans, ele comete muitos erros e acaba sendo incompleto. Pode até ser uma boa leitura para quem nunca teve contato com o tema, mas ainda assim não é um relato confiável. A autora disse que se inspirou na transição da mulher trans Kathleen Jenner e acho que isso mais atrapalhou do que ajudou, porque tratava-se de uma mulher trans extremamente rica, o que provoca um recorte muito precário. Um dos textos de apoio que a Tag trouxe na revista aborda bem isso e ajuda muito na leitura como um todo e isso me preocupa um pouco, pois o livro precisou de apoio externo para ser entendido. Quando o livro for lançado, acho interessante a editora colocar um apêndice para a leitura não trazer as conclusões erradas. A escrita da autora é muito boa, mas ainda não se é uma leitura confiável para ser indicada. Assim, vale ressaltar: procure autores TRANS falando sobre a causa TRANS. A chance de te informar é maior do que com essa leitura, escrita por uma mulher CIS.

O QUE OUVIR

O QUE ASSISTIR

DISPONÍVEL NESSAS PLATAFORMAS

SE VOCÊ GOSTOU DELE, PODE SER QUE GOSTE DE...

COMPRE "EU, TRAVESTI" AQUI

ONDE COMPRAR Amazon.com (em francês)

Tag Livros


ASSINE A TAG! Assine a TAG (Curadoria ou Inéditos) através desse link e ganhe um cupom de R$35,00 para gastar na lojinha da TAG! Lá tem livros indicados, itens de papelaria e até kits dos meses passados. ;-)

https://taglivros.com/associe-se/escolha-sua-caixinha?codigo_indicacao=HELULBCW

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Ponto Cardeal no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

#livro #taglivros #tagcuradoria #leonorderecondo #dublinense #drama #lgbtqia+

© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com