© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

Resenha de "Assassinato no Expresso do Oriente", de Agatha Christie

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.


O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

 

SOBRE A AUTORA

 

 

 

Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.

Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros tútulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

 

NOTAS:

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 5

MEIO: 5
FIM: 4

 

NOTA FINAL: 4,6 de 5

 

LIVRO BOM PARA: se deliciar

 

MINHA RESENHA

 

O que falar sobre Agatha Christie? Talvez nada, só sentir. Sou muito fã da autora, não só de sua obra, mas também de sua pessoa, uma mulher tão atípica para sua época. Sabe quando você está afim de ler algo que você terá certeza de que vai ser bom? Para mim os livros dela estão sempre nessa categoria.

 

Uma história tão deliciosa de assassinato e investigação, zero apelativa, só traz aquelas maravilhosa sensação de estarmos nos divertindo. Dá para trocar fácil uma tarde de Netflix por uma aventura de Hercule Poirot, o famoso detetive belga, e uma caneca cheia de café com leite (ou com sua bebida preferida).

 

Os personagens são um show a parte. Incrivelmente bem construídos, com o fator psicológico bem exposto, a solução do crime fica bem real e nada fantasiosa. Diferentemente de Sherlock Holmes, a solução dos crimes de Agatha Christie é bem possível pelo método dedutivo. Quando a gente descobre quem matou, logo pensa: "Putz, como não vi isso?", diferente de Sir Arthur Conan Doyle que eu costumo ficar "Onde estava isso?". No fim, Hercule Poirot me encanta mais que o Sr. Holmes.

 

O desenvolvimento da história é bem ao estilo detetive, seguindo pistas e desvendando personalidades e histórias pessoais. Como o trem fica parado de tal maneira que impossibilita a chegada de apertos mais modernos para a coleta de pistas, o poder de dedução ganha o total espaço. Uma aula para quem adora desvendar crimes através do estudo psicológico de personagens.

 

A única coisinha que pode incomodar um pouquinho é a escrita que é bem datada. Mas nada muito difícil, prometo. Basta insistir um tantinho de nada que dá para entrar no ritmo.

 

"Se o livro é tão incrível assim, por que aquele 4 para o final?" Puramente gosto pessoal. Evitando spoilers, a única coisa que eu posso expressar é que eu não concordo com a posição ética dos investigadores ao descobrirem o assassino. Mas também é só isso, o resto é primoroso.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Compre, por favor, compre. Como é um título com muitas edições, não fica difícil encontrar por um preço camarada em sebos e livrarias. Se você não está podendo comprar agora, pegue emprestado na biblioteca da sua cidade. Por se tratar de um título famoso está presente em várias salas de leitura pelo país e pelo mundo. Mas jamais passe lotado. <3

 

ONDE COMPRAR

 

Lojas Americanas

Submarino

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Assassinato no Expresso do Oriente no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle