© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

Resenha de "Bonsai", de Alejandro Zambra

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Bonsai é a história de um amor, o de Julio e Emilia, e é a história do fim deste amor. É também uma história sobre a consciência do fim. E não apenas para Emilia e Julio, “jovens tristes que leem romances juntos, que acordam com livros perdidos entre as cobertas”, mas para nós, leitores, que na primeira linha desta história falsamente simples recebemos a notícia: “No final ela morre e ele fica sozinho”. Romance de estreia do chileno Alejandro Zambra (1975), Bonsai coloca em cena dois estudantes de Letras, suas leituras, encontros e desencontros. Com cortes precisos e apurado sentido formal, Zambra -- eleito pela revista britânica Granta como um dos vinte e dois melhores jovens escritores hispanoamericanos -- faz a trama avançar como se cultivasse um bonsai. Traduzido em dez países, entre eles França, Itália, China, Israel, Estados Unidos e Japão, Bonsai ganhou o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Conselho Nacional do Livro como melhor romance de 2006 em seu país.

 

SOBRE O AUTOR

 

Alejandro Zambra

 

Nasceu em 1971. Bonsai (2006), seu primeiro romance, foi traduzido na França, Itália, Holanda, entre outros países. No Chile, o livro ganhou o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Conselho Nacional do Livro como melhor romance de 2006. Zambra escreveu dois volumes de poesia, Bahía Inútil (1998) e Mudanza (2003), a coletânea de ensaios No Leer (2010), além dos romances La vida privada de los árboles (2007) e Formas de volver a casa (2011). Eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispanoamericanos, ele é também crítico, professor de literatura e diligente leitor de manuais, revistas especializadas e livros técnicos sobre o cultivo de bonsai.

 

NOTAS:

 

ENREDO: 4

PERSONAGENS: 4

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 5

MEIO: 5

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,7 de 5

 

LIVRO BOM PARA: refletir

 

MINHA RESENHA

 

Sabe aqueles livros que a gente vai ler despretensiosamente e acaba se deparando com obras-primas? Esse foi o caso.

 

O tema nada mais é do que o amor; os relacionamentos amorosos. Mas ele já começa com aquelas sentenças que doem nosso coração: uma pessoa já está morta. O livro começa com aquela dorzinha no fundo do peito que vai sendo aquecido com a história de amor. Mas sabe aquelas histórias de amor que são reais, que você sabe que pode acontecer na vida real, cheia de problemas e consequências? É bem o caso.

 

O problema é esse: a gente esquece que a história de amor já teve um fim dolorido e vai sendo convencido pela felicidade dos tempos contemporâneos. Mas o livro mostra isso: não importa o quão bonito é o caminho, o fim é inevitável. Pode parecer melancólico (e é um pouco mesmo), mas vai muito além disso, é a vida, pura e simplesmente ela.

 

A escrita é formidável, uma delícia de se ler. Além de ser uma história ágil, o livro é bem pequeno, perfeito para se ler (e chorar) em uma dia mesmo. Não há nenhum momento no livro que canse ou que desestimule, muito pelo contrário. Verdadeiramente uma beleza rara.

 

Emocione-se, pense acerca da vida e, acima de tudo, reveja suas atitudes e fale mais sobre o amor. O mundo precisa mais disso.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Vamos desfiar o rosário: a última edição dessa obra foi feita pela falecida Cosac Naif. Então fica quase impossível de achar em lojas comuns. Talvez você dê sorte no Estante Virtual, mas provavelmente você terá que desembolsar muitos dinheiros.

 

Então, pegue na biblioteca (o que é raro) ou leia online mesmo.

 

ONDE ACHAR

 

Sou (um pouco) contra a pirataria de livros virtuais. Contudo, essa foi a única forma que achei de ler a obra. Uma pena, de verdade. Para que todos poderem ler, jogue no Google: "bonsai alejandro zambra lelivros". A primeira página será a ideal. ;-)

 

QUEM JÁ FALOU SOBRE

 

Vá Ler um Livro

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Bonsai no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle