© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

Resenha de "Cabeça de Santo" de Socorro Acioli

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.
Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.
Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele irá descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai e se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.
Já consagrada por seus livros infantojuvenis, a escritora Socorro Acioli apresenta este seu primeiro romance dirigido ao público adulto, desenvolvido na oficina Como Contar um Conto, promovida por Gabriel García Márquez em Cuba.

 

SOBRE A AUTORA

 

Socorro Acioli nasceu em 1975 no Estado de Ceará. Jornalista, com Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Foi aluna de Gabriel García Márquez na oficina de criação e roteiro Como contar um conto, em Cuba (2006). Tradutora do espanhol, transpôs para o português o livro As Lágrimas de Shiva, do escritor espanhol César Mallorquí (Editora Biruta). Escritora convidada da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha (2007). Tem treze livros publicados. Por seus livros infantis, já recebeu o Prêmio de Melhor Obra Infantil da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e foi finalista do Prêmio João de Barro da Prefeitura de Belo Horizonte com o livro “O anjo do lago”, publicado pela Editora Biruta. Outros livros de sua autoria publicados pela Editora Biruta são A bailarina fantasma e Inventário de segredos, ambos selecionados pelo Ministério da Cultura para o PNBE 2011.

 

NOTAS:

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 4

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5
INÍCIO: 4

MEIO: 5

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,7 de 5

 

LIVRO BOM PARA: se deliciar

 

MINHA RESENHA

 

Vamos já começar dizendo que esse é um romance regionalista contemporâneo? Acho que dá.

 

Gente, que livro sensacional, sério mesmo, uma delícia de ler. Uma história incrivelmente bem amarrada, bem escrita, sem nenhum furinho e, com o melhor de tudo, tão próxima da nossa realidade que às vezes eu acho que ela vai passar no Fantástico como um caso real.

 

Antes de ler esse livro, eu acabei vendo muitas resenhas, vídeos e postagens sobre ele, porque parece que todo mundo na internet decidiu resenhar ele na mesma época. Então, vamos dizer que foi difícil ficar longe dos spoilers. Mudou a minha relação com o livro? Não, mas confesso que sem nenhum spoiler ele fica ainda mais gostoso.

 

Pode parecer que ele vai ser super tristonho e cabisbaixo, tipo Vidas Secas, porém ele se revela cheio de um humor um tanto irônico e delicado que foi me ganhando a cada parágrafo. Cheio de misticismo, o livro vai mostrando o imaginário popular brasileiro e o quão longe ele pode ir.

 

Não deixem de prestigiar essa obra, ela realmente é um dos reflexos desse nosso país tão vasto e diverso que encanta a cada faceta. Aposto minhas fichas de que no futuro ele será um clássico, com uma história fluida e cheia de amor para dar.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Bom, é um título que quero oficialmente na minha estante, já que sei que relerei ele e desejo que meus sucessores também o façam.

 

ONDE COMPRAR:


Amazon.com

Livraria Cultura

Livraria da Folha

 

QUEM JÁ FALOU SOBRE

 

Ler Antes de Morrer

Vá Ler um Livro

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu "Cabeça de Santo" no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle