© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

Resenha de "Boneco de Neve", de Jo Nesbø

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante.

No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 

 

SOBRE O AUTOR

 

 

Escritor e músico norueguês premiado pelo Edgar Award. Formou-se na Escola Norueguesa de Economia e Administração de Empresas com uma licenciatura em Economia. Nesbø é célebre sobretudo por seus romances de crime sobre o detetive Harry Hole, mas ele é também o principal vocalista e compositor da banda de rock norueguês Di Derre. Seus livros venderam mais de um milhão e meio de cópias na Noruega e sua obra foi traduzida para mais de quarenta línguas.


Em 2009, foi agraciado pelo prêmio de reconhecimento pelo público da revista Dagbladet ao ter três de seus livros estado no topo da lista de livros mais vendidos na Noruega. Ele também escreveu uma série de livros infantis sob o título Doktor Proktors prompepulver.

 

NOTAS

 

ENREDO: 4

PERSONAGENS: 5
DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 5
MEIO: 4
FIM: 3

 

NOTA FINAL: 4,1 de 5

 

LIVRO BOM PARA: ficar paranoico

 

MINHA RESENHA

 

Achando que estava abafando, lendo o livro antes de assistir no cinema, me deparo com a triste realidade de que esse livro é o de número 7 (SIM, SETE!) de uma série com o detetive Harry Hole, beberrão, viciado em teorias da conspiração e que vê Serial Killers até nas estrelas. Sim, eu perdi 6 investigações, caindo de pára-quedas em um assassinato de arrepiar os cabelos da nuca.

 

A historia é aquele thriller policial clássico: detetive e sua equipe investigam desaparecimentos estranhos, descobrindo que se tratavam de assassinatos em série. Aquela receita certa para o sucesso. Será?

 

Sou uma amante de perseguições policiais, estou em dia com Law and Order: SVU, estou maratonando (de novo) Criminal Minds e fiz o CSI Experience em Las Vegas (EM BREVE AQUI NO BLOG!), podendo me considerar um Horacio Kane (CSI Miami) da literatura. Por conta disso, fica muito difícil achar uma história investigativa que eu não desvende uma coisa ou outra.

 

Bom, nesse livro, eu não desvendei o final porque ele acabou sendo o mais óbvio e egocentrista na figura do detetive, como se mais nenhum personagem tivesse peso suficiente. Os personagens são ótimos, bem construídos, exceto o assassino, que tem uma personalidade meio idiota, pelo menos eu achei.

 

O problema, no fundo no fundo, não é o final, o assassino, o detetive, os crimes, nada disso. O que pegou para mim foi que o livro esfriou. O autor esticou demais algumas partes do livro que achei cansativo, tirou aquela ansiedade que te faz ler o livro cada vez mais rápido para saber o desfecho. Acabou que, ao invés de sentir isso, eu fui ficando cansada de ler até o desfecho. Por honra literária, li até a última palavra, mas confesso que não quero ler algo do Jo Nesbø tão cedo.

 

Apesar da tradução estar super bem feita, a história é naturalmente lenta sem ter tantas reviravoltas assim. Meio que, por conta do primeiro capítulo do livro, você já imagina a motivação do assassino, mas quer ver como o detetive chega até lá. Mas, infelizmente, o autor se perdeu mais preocupado em colocar um personagem chocante como assassino do que realmente dando nuances mais sutis ao crime.

 

Me entendam, não é um livro ruim, muito longe disso, mas não combinou comigo o suficiente para correr e ler os livros antecessores da vida de Harry Hole. Vou ler um dia? Talvez, mas não prometo quando.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Eu li a obra toda no meu Kindle e não me arrependo, é um livro muito grande e pesado, além de não desejá-lo na minha estante por enquanto. Como acho que é difícil encontrá-lo em bibliotecas ainda, acho que vale baixar (se estiver em um preço bem abaixo do impresso) ou pegar emprestado com aquele friend viciado em thrillers.

 

ONDE COMPRO

 

Saraiva.com.br

Submarino.com.br

Livraria Cultura

Amazon.com

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu "Boneco de Neve" no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle