© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "As Memórias do Livro", de Geraldine Brooks

 

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos. Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.

 

Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.

 

SOBRE A AUTORA

 

Geraldine Brooks é uma escritora e jornalista que cresceu nos subúrbios ocidentais de Sydney. Trabalhou como repórter para o jornal Sydney Morning Herald, durante três anos como uma escritora da característica com um interesse especial nas questões ambientais.

 

Em 1982 ela venceu o australiano Greg Shackleton News bolsa Correspondentes para programa de mestrado em jornalismo da Columbia University em New York City. Mais tarde, ela trabalhou para o The Wall Street Journal, onde cobriu as crises no Oriente Médio, África e Balcãs.

 

Ela recebeu o Prêmio Pulitzer de ficção em 2006 por seu romance Sr March. Seu primeiro romance, Ano de Maravilhas, é um bestseller internacional, e Povo do Livro é um bestseller de New York Times traduzida em 20 línguas. Ela também é autora da ficção obras Nove Partes do Desejo e correspondência estrangeira.

 

NOTAS

 

ENREDO: 4

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 3

MEIO: 4

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,2 de 5

 

LIVRO BOM PARA: conhecer mais da história

 

MINHA RESENHA

 

 

Confesso que ainda estou com uma relação estranha com esse livro. Acho que me joguei nele com muita expectativa, por se tratar de um dos livros favoritos da minha mãe. Só que, mesmo assim, alguma coisa do livro não me prendeu e nem me cativou.

 

O livro é muito bom, bem escrito, com personagens interessantes (creio que são o ponto alto do livro), mas como a narrativa foi construída me fez ter dificuldades para encontrar o ritmo. A história é contada do último portador do Hagadá para trás, então muitas coisas ainda ficam meio complicadas de encaixar. Com o decorrer o livro (e um pouco de insistência), a trama pega forma e você é capturado pela leitura.

 

O final é uma maravilha a parte. Mesmo se todo o resto do livro não tivesse me agradado, o final faria valer a pena. Com muita sensibilidade e ainda um toque de aventura, o desfecho da história dá um propósito maior não só ao livro, mas também à personagem principal. Conhecer também mais de sua história pessoal esquentou o livro e acelerou a leitura.

 

Cheio de sensibilidade e um ode à resiliência, As Memórias do Livro é um título que não deve ser ignorado, trazendo a tona questões como a preservação da história e o quanto finais não tão felizes podem completar a história de cada um e cada coisa.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Peguei ele emprestado com a minha mãe e acho que foi uma boa escolha. A diagramação é legal, bem tranquila de ler, mas a história não me prendeu o suficiente para me fazer ter minha própria edição.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu As Memórias do Livro com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle