© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Extraordinário", de R. J. Palacio - #METALOUCADOSLIVROS2018

Livro infanto-juvenil com uma palavra no título 

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma sindrome genetica cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impos diversas cirurgias e complicacoes medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e dificil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a comecar o quinto ano em um colegio particular de Nova York, Auggie tem uma missao nada facil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparencia incomum, ele e um menino igual a todos os outros.

 

R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperanca, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixao, aceitacao e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e tambem de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraidos, Extraordinario consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, familia, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

 

SOBRE A AUTORA

R. J. Palacio mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Por mais de vinte anos foi diretora de arte e designer gráfica, trabalhando nas histórias de outras pessoas enquanto esperava o momento certo de escrever o próprio livro. Sua estreia na literatura foi com Extraordinário, o comovente romance que deu origem aos livros Auggie & eu, Somos Todos Extraordinários, 365 Dias Extraordinários e Diário Extraordinário.

 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 5

MEIO: 5

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 5 de 5

 

LIVRO BOM PARA: entender o próximo

 

MINHA RESENHA

 

Meu Deus, que livro lindo! Não é a toa que é o primeiro FULL 5 aqui do blog. 

 

Fico com muito medo de escrever essa resenha e acabar tirando um pouco da magia que existe dentro da trama. O enredo é simples, mas super bem colocado, sendo apropriado para qualquer um que decida ler o livro. Os personagens são super bem construídos, cheios de qualidades e imperfeições, bem humanos mesmo. Os pais não são heróis, os amigos não são magnânimos e a irmã não é nem a incompreensiva do rolê e nem a santa contemporânea. Todo mundo é muito normal simplesmente porque na vida somos todos assim.

 

A escrita é linda, proporcionando uma leitura rápida, cheio de pontos de vista, mostrando como cada um lida com a mesma situação. Apesar de muita gente falar que os preceitos são o ponto alto do livro, não concordo. Ainda acho que a escola é que é o ponto chave de toda história, o local aonde ocorre a primeira socialização do indivíduo fora do âmbito familiar, onde ele conhece o diferente; o outro.

 

Enquanto muitos falam que esse livro é um grito pela tolerância, não concordo. No meu ponto de vista, esse livro consegue mostrar que o papel da escola não é passar conhecimento, mas sim ensinar a vida em sociedade. Se a escola acolhe o diferente, as pessoas começam a aceitar o diferente na sociedade. E assim vai. Mandar as crianças para a escola é fácil, mas ter na escola pessoas preparadas para transformar a sociedade através dessa instituição é que é o difícil.

 

Me prendendo do início ao fim, Extraordinário é uma leitura obrigatória para todos que querem um ensinamento leve, mas precioso.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Eu li ele em e-book e a diagramação estava ótima. Ainda estou meio em dúvida se terei ele ou não na minha estante, mas é bem provável que sim. Independente da sua escolha, não deixe de lê-lo, você não vai se arrepender.

 

 

ONDE COMPRO

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Americanas.com.br

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Extraordinário com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle