© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Senhora da Magia" (Brumas de Avalon vol. 01), de Marion Zimmer Bradley - #METALOUCADOSLIVROS2018 e #CLUBEDOLIVROPECULIAR

 

Fantasia do século passado

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Neste romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, com todas as suas paixões e aventuras - o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesia, drama - é revelado, como se poderia esperas, pelas suas heroínas - pela rainha Guinevere, mulher de Artur; por Igraine, mãe de Artur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Artur, Morgana, também conhecida como Morgana das Fadas, como a Fada Morgana - como feiticeira, como bruxa - e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destruição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.

 

SOBRE A AUTORA

 

Nasceu em Albany, capital do estado de Nova Iorque, em junho de 1930. No auge da grande depressão econômica, seus pais eram muito pobres, impossibilitados, portanto, de oferecer-lhe uma educação esmerada. Teve que começar a trabalhar muito cedo, chegando a ser garçonete e faxineira. Ao completar dezesseis anos, ganhou uma máquina de escrever da mãe. Marion, com o presente oferecido pela mãe, começou a escrever histórias. No início, para sobreviver, sujeitou-se a produzir uma série de romances sensacionalistas.


Nos anos cinquenta, era aquilo a que se chama uma “escritora de sucesso fácil”, vendia histórias de sexo e de mistério a revistas de grande tiragem, para sustentar marido e filhos. Por essa altura juntou-se a um grupo de activistas lésbicas denominado Daughters of Bilitis, considerada a primeira organização de direitos lésbicos dos Estados Unidos. Na década seguinte, dedicou-se à produção de romances góticos para poder tirar um curso universitário.

 

As suas histórias de ficção científica do ciclo Darkover (um planeta onde os seres humanos, ao contacto com os alienígenas, adquirem poderes extrapsíquicos) continuam a ter numerosos admiradores. Com As Brumas de Avalon, e a sua permanência de três meses na lista dos “bestesellers” do New York Times, Marion tornou-se uma escritora de prestígio e uma das mais lidas no mundo inteiro. Prosseguiu na mesma senda com Presságio de Fogo (1987) (lançado no Brasil com o título de "Incêndio de Tróia"), onde reescreve a guerra de Tróia de uma perspectiva feminista. Regressa ao universo mítico da Bretanha druídica, desta vez, em confronto com o Império Romano com A Casa da Floresta (1983). Em 1985, Marion Bradley lançou um novo livro, especialmente destinado ao público infantil. Muitos, no entanto, consideraram o livro uma obra adulta, e possivelmente imprópria para crianças: "A filha da Noite", baseado na ópera "A flauta mágica", de Mozart. Deixou mais de meia centena de livros.

 

Entre seus livros mais famosos estão As Brumas de Avalon, Presságio de Fogo/Incêndio de Tróia, A Casa da Floresta e a série Darkover.
Marion Zimmer Bradley foi casada duas vezes e teve dois filhos. Morava em Berkeley, na Califórnia.
Muito de sua notoriedade também se deve ao apoio que deu à comunidade de ficção científica americana.

 

 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 4

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 5

MEIO: 5

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,7 de 5

 

LIVRO BOM PARA: conhecer o outro lado da história

 

MINHA RESENHA

 

Eis aqui, senhores, um clássico da fantasia. Nem só de Tolkien e George R. R. Martin vive o homem (ou a mulher, no caso).

 

Sabe a história lendária de Rei Arthur (ou Artur, depende da tradução)? Então, agora imagina ela contada a partir das personagens mulheres que são tão importantes para o seu desenvolvimento. Podia ser um erro? Podia, mas foi muito acertado.

 

A trama discorre de maneira incrível, com uma escrita sensacional. A narrativa vai alternando entre as mulheres, mas sempre na terceira pessoa, dando muito ritmo e prendendo do início ao fim. Fui bem descrente, ando meio ressacada de fantasia, ainda mais depois da tentativa frustrada de ler Guerra dos Tronos. Porém, a história me prendeu, me fez querer saber mais o tempo todo, além de mostrar muito da cultura celta e em como a figura feminina, tão forte anteriormente, foi colocada a segundo plano.

 

Alguns personagens tem algumas falhas, falta profundidade em algum deles, mas é algo bem superável. A única coisa realmente louca do livro, por assim dizer, é que acontece muita coisa em muito poucas páginas, dando um aspecto meio corrido demais ao livro, o que é uma pena. Era tanto ritual, tanto artefato mágico e tantas cerimônias que o final ficou um pouquinho atropelado, mas confesso que não atrapalha, você consegue se situar muito bem.

 

"Senhora da Magia" é o primeiro livro da saga de "Brumas de Avalon", criando a atmosfera necessária para a criação de uma história incrível, um prato cheio para amantes de fantasia.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Vamos para a polêmica? Primeiro, a autora, em 2014, foi acusada pela filha de abuso sexual infantil, mas não foi levado muito adiante por conta da ré já estar falecida e o crime ter prescrito nos Estados Unidos. Então, se você faz questão de não separar a obra de seu autor, pense duas vezes e pesquise sobre essa questão antes de ler, ok? Eu consigo criar um distanciamento na maioria das vezes, mas confesso que esse me pegou um pouco, já que a obra fala tanto do universo feminino.

 

Segundo ponto: os livros da saga não são mais publicados separadamente. Eu li nessa edição do início do post, bem velhinha, mas agora só é vendido em volume único. Se você não quer se arriscar, procure nas bibliotecas essa obra, ela costuma ser bem comum. Mas, já vou adiantando, a obra é muito boa, então acho que vale o risco de desembolsar um valor altinho para o volume único.

 

ONDE COMPRAR
 

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Lojas Americanas

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Senhora da Magia com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle