© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Proibido", de Tabitha Suzuma

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.


Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.


Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

 

SOBRE A AUTORA

 

 

Tabitha Sayo Victoria Anne Suzuma nasceu em Londres, filha de mãe inglesa e pai japonês, a mais velha de cinco filhos. Ela frequentou o liceu francês, mas saiu da escola aos catorze anos. Dez anos depois, ela se tornou professora e escreveu seu primeiro livro, A Note of Madness. Ela ainda escreveu mais três obras para o público jovem adulto: From Where I Stand, A Voice in the Distance e Without Looking Back. Seu trabalho mais famoso, Forbidden, conta a história de um romance incestuoso entre um irmão e uma irmã. Sua obra mais recente é Hurt, livro lançado em 2013.

 

NOTAS

ENREDO: 4
PERSONAGENS: 4
DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5
INÍCIO: 4
MEIO: 4
FIM: 5

NOTA FINAL: 4,3 de 5

LIVRO BOM PARA: chorar litros

MINHA RESENHA


Preparem-se para a desidratação, porque esse bonito te fará chorar muito.

Acho que se eu contar qualquer coisa do enredo pode parecer spoiler, mas isso precisa ser dito exatamente para você poder saber com o que você vai lidar. Vamos falar de uma vez: incesto entre dois irmãos. Não, não são meio irmãos ou filhos de pais diferentes que foram criados como irmãos. São irmãos mesmo.

Nas resenhas que eu li antes de ler o bendito falavam o quanto foi chocante ver aquele romance proibido, mas eu não senti isso. Acho que como não tenho irmãos de nenhum tipo e a autora não aprofundou o relacionamento fraterno mo foi feito com os outros irmãos da família, não me veio esse sentimento de repulsa ou mesmo de aflição. Parece que eles nunca foram irmãos e nunca se viram como tal, não houve essa construção de relacionamento na vida deles. Por isso, um pouco dessa emoção que deveria estourar nossos miolos não corresponde.

Os personagens tem alguns probleminhas (além de se apaixonarem entre si), mas parece que ninguém consegue ver isso. A escola e o Estado, por conta da condição familiar, estão alheios. Qualquer um que está de fora consegue ver que tem algo errado, mas parece que ninguém se importa ou enxerga o suficiente. Isso me irritou um bocado.

O livro não passa de um YA, então é aquele clássico draminha adolescente que ganhou uma pitada de drama e um bocado de coisa ilegal. Por conta disso, o livro transcorre como algo banal, mas é bem escrito e convence na leitura. O final muita gente considerou covarde, mas para mim foi extremamente real, mesmo que dolorido e que me desidratou bastante. Só que pelo menos me trouxe aquele sentimento que comentei, aquele sentimento de que eram realmente irmãos e ambos sabiam disso, incluindo as questões reais judiciais que eles enfrentariam.

Infelizmente, não é um final feliz em nenhum aspecto. Por mais que haja uma certa mensagem de esperança, meu coração não ficou aliviado com nada do que foi planejado no final. Mas ainda sim foi uma leitura muito legal e cheia de pensamentos marcantes que, de vez em quando, até hoje, uns 2 meses depois da leitura, ainda me pego refletindo. Uma escrita corajosa, com certeza.


COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?


A Editora Valentina é uma das editora mais legais que temos por aqui, pois faz questão de escutar seus leitores. Por conta disso, vivem colocando seus livro mais vendidos no Kindle Unlimited, simplesmente para disseminar a palavra, por assim dizer. Li ele pelo KU e não me arrependo. Se você possui o serviço, vale a pena dar aquela lida.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com (Kindle Unlimited)

Saraiva.com.br

Lojas Americanas

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Proibido com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle