© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Caixa de Pássaros", de Josh Malerman - #CLUBEDOLIVROPECULIAR

 

CUIDADO: essa resenha pode conter spoilers. Se não curte, pode pular que eu não fico triste, tá? ;-)

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.


Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

 

SOBRE O AUTOR

 

 

Josh Malerman é um autor americano e o vocalista da banda de rock The High Strung. Atualmente vive em Ferndale, Michigan. Malerman primeiro começou a escrever enquanto na quinta série, onde ele começou a escrever sobre um cão que viaja no espaço. Desde então, ele já escreveu vários romances inéditos e seu romance de estréia Box Pássaro foi publicado no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2014 para muito aclamado pela crítica.
 

 

NOTAS

ENREDO: 3
PERSONAGENS: 5
DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5
INÍCIO: 4
MEIO: 4
FIM: 2

NOTA FINAL: 3,8 de 5

LIVRO BOM PARA: escolher outro

MINHA RESENHA


E lá vai mais um hype que me jogou no chão e nem foi no bom sentido.

Li esse livro para o Clube do Livro Peculiar, mas era minha segunda opção, sendo a primeira "A Química" da Stephanie Meyer. Só que não estava rolando, então fui atrás de outro thriller psicológico. Procurei resenhas em diversos blogs, canais do Youtube e Instagrans que combinam com o meu gosto e Caixa de Pássaros fui unânime, era considerado por todos um thriller excelente.

Só que não rolou para mim. Não é um livro longo, então imaginei um ritmo bem efervescente, mas isso não acabou acontecendo. Não é arrastado, mas sofre de um problema que quebra todo o clímax para mim: ideias recicladas de diversas outras histórias famosas. Já comentei na resenha de Corte de Espinhos e Rosas que não compromete se inspirar em clássicos, mas literalmente reciclar elementos fica muito manjado, perde aquela tensão e a surpresa que são essenciais para o gênero.

Malerman escreve muito bem, admito, e o tipo de narrativa, alternando entre passado, presente e pensamentos da protagonista. Isso consegue funcionar bem e tem cenas incrivelmente bem descritas. Os personagens também são muito bons, funcionaram muito bem, possuindo características bem interessantes e humanas. A ideia de sobrevivência com respeito mútuo apesar do caos é bem construída e traz um elemento novo nesse contexto pós-apocalíptico.

O meio do livro é muito bom, mas o final peca muito, tira muito do que foi construído e exatamente por conta de apontar um vilão dantesco, e um tanto desnecessário, e ter um final proveniente da mistura de "Eu Sou a Lenda" e "Ensaio sobre a Cegueira". Uma coisa que me incomodou muito é que nas partes onde todos estão vendados ainda há muitas referências visuais, o que contradiz um pouco com a situação. Não entendi isso muito bem, pois na cena do parto, que é sensacional, a tensão de não enxergar e o medo pelo desconhecido ficam muito evidentes e confesso que senti na pele tudo aquilo.

Agora, posso ser muito burra, mas o título promete algo que não vem. Achei que, além da caixa de pássaros ter um propósito muito forte, haveria uma metáfora envolvida, mas não consegui perceber nada além da importância do objeto. Era um instrumento imprescindível para a construção do clima de tensão, mas ficou esvaziado e um significado ainda maior.

"Caixa de Pássaros" acabou sendo uma obra um tanto mal construída, com altos e baixos muito gritantes, sendo um livro pouco convincente de seu gênero.


COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

Acho que há outros thrillers melhores para serem lidos, como "Mate o Próximo", que já tem resenha aqui no blog. Sei que a curiosidade anda aguçada por conta do filme que será estrelado pela Sandra Bullock (rainha, diva, dona do meu coração), então se ela for grande demais, acho melhor pegar emprestado mesmo.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com
Saraiva.com.br

Shoptime

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Caixa de Pássaros com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle