© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

5 FALHAS no livro "O Milagre da Manhã", de Hal Elrod

Confesso que não sou muito fã de auto-ajuda ou livros de melhoramento pessoal, mas vi tanta gente falando que leu esse livro e que ele mudou sua vida que fiquei extremamente curiosa.

 

Sou uma pessoa assumidamente matutina, é a parte do meu dia que mais é produtiva para mim, desde que terminei minha primeira faculdade. Por conta disso, a premissa do livro logo me cativou.

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Conheça o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã!

Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

 

O AUTOR

 

 

Só que, infelizmente o livro é cheio de problemas, mas consegui separar 5 delas para provar que esse livro, pelo menos, é cheio de promessas falhas.

 

1) É possível sim acordar 2 horas mais cedo do que seu normal?

 

Bom, isso só seria possível se você tenha um trabalho regular diurno que fique dentro daquelas 8 horas diárias e, no máximo, 44 semanais. No meu caso, eu acordo relativamente cedo (7 horas da manhã), resolvo pendências da minha vida pela manhã, trabalho a tarde toda e tenho aula a noite, sendo que sábado eu tenho aula de manhã e trabalho até a parte da noite, e domingo trabalho o dia inteiro (desvantagens de ter seu próprio negócio e trabalhar em casa). Então, eu vou dormir em uma média de 23:00. Sendo assim, durmo exatas 8 horas diárias, o recomendado para um adulto em plena forma.

 

Como meu dia poderia ser mais produtivo se eu perdesse duas horas de sono para simplesmente ganhar mais tempo? Deixo essa aqui para vocês responderem.

 

2) Para dormir menos sem se sentir pior, basta convencer o seu cérebro de que ele não precisa dormir tantas horas?

 

 Aham, lógico que é simples assim.

 

Fiz uma leve pesquisa acerca da importância do sono para nós, mamíferos. Como somos produtores de nossa própria temperatura, somos os animais que mais precisam dormir, a fim de recuperar toda a nossa energia gasta durante todo o dia para inúmeras funções. Acho que já um bom ponto para dormirmos bem.

 

Enquanto dormimos, nosso corpo consegue focar melhor em tarefas cansativas que não são feitas com total eficiência enquanto estamos acordados, como por exemplo filtrar o sangue. Nossos rins e fígado funcionam bem melhor enquanto tiramos aquele soninho simplesmente porque pode-se deslocar energia para lá que, com a pessoa acordada, seria para a mobilidade de pernas e braços, exemplificando.

 

Nossos hormônios e psicológico também consegue se reorganizar enquanto dormimos, resolvendo problemas lógicos que deixamos sem solução durante o dia e, durante a noite, nossa mente tenta resolvê-los sem a interferências dos cinco sentidos básicos.

 

Agora, imagina convencer nosso cérebro de que isso é bobagem? Tiro no pé, não acha?

 

3) O problema não leva em conta a organização do indivíduo, só de sua rotina matinal

 

Acordar cedo pode sim ajudar, ainda mais se você decidir com força que será mais ativo nessa parte do dia, já que diversas instituições sociais imprescindíveis para nossa vivência funcionem somente quando há sol no céu, como os bancos, lojas, escolas, empresas em geral. Mas não é a solução. Criar uma rotina matinal, como proposto no livro, é legal, só que falta pensar no resto do dia.

 

Pensar que só é possível ter sucesso e ser efetivamente organizado sendo uma pessoa da manhã é bobagem, ainda mais com tantos serviços prestados online, onde é possível até fazer compras de supermercado pela internet. Existem pessoas (olha que coisa louca!) que trabalham de noite e vivem muito bem assim. O que conta mesmo é a organização. Falar que não gosta de exercício de manhã, mas nunca separar tempo a tarde e a noite para isso não adianta, tal qual dizer que vai deixar tarefas mais tranquilas, como estudar, para noite, mas nunca fazer isso. Nem sempre seu problema é relacionado ao relógio solar, mas sim ao seu poder de organização.

 

4) O programa da manhã se mostraria infalível, segundo o autor

 

Não é não, falhou comigo. Mesmo eu sendo uma pessoa matutina. Pasmem.

 

O cara propõe o seguinte: acordar mais cedo que seu normal e tirar pequenas frações de tempo para dedicar-se a algumas atividades para a sua mente acordar: meditação, afirmações positivas na frente do espelho, ler, escrever (livro ou diário), fazer exercícios e comer uma boa refeição. Bem simples, né? Não funcionou.

 

O que aconteceu: comecei a acordar 1 hora mais cedo. Acordava de mau humor, coisa super rara, já que a parte da manhã é a que eu estou mais bem humorada. Mesmo assim, acordava agitada como sempre, cheia de energia pura. Galera, queria tudo, menos ficar quietinha e meditar. Queria ir logo para o exercício, mas não um de 10 minutos, como sugerido. Tem que ser 1 hora, seja de corrida ou Crossfit, nada de yoga. Resultado: uma pessoa frustrada e que queria tudo, menos fazer o proposto. Foi falha na certa.

 

5) ESSE PROGRAMA NÃO É BASEADO EM DESCOBERTAS CIENTÍFICAS!

 

Acho que isso é o mais importante a se levar em conta. O livro começa com o autor contando alguns pontos que o levaram a adotar esse estilo de vida. Nada de errado com isso, mas fiquei esperando o rigor científico da parada. Só que isso não veio.

 

Resumindo: o programa é feito na base da experiência de erro e acerto que o autor fez consigo mesmo. Não houve grupo de teste, experimentos controlados, rígido estudo de padrões cerebrais após a privação do sono, NADA. A diferença disso para aquela dieta de fundo de quintal, criada por um blogueira sem formação, é nenhuma.

 

VEREDITO

 

O livro foi bem ruim, principalmente pela falta de rigor científico. Ele promete um programa baseado em fatos reais, mas entrega mais uma balela de "é só ter pensamento positivo que as coisas funcionam!". Mais uma fórmula baseado no best-seller "O Segredo", só que o seu antecessor pelo menos era pioneiro em sua área.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Livraria Cultura

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu O Milagre da Manhã com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle