© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "O Sorriso da Hiena", de Gustavo Ávila - PROJETO PREPARADA PARA A BIENAL

 

Ficha da Bienal de São Paulo 2018

 

O Sorriso da Hiena

Gustavo Ávila

Editora Verus

Vai à Bienal dia 05 de agosto

 

CUIDADO: essa resenha pode conter spoilers! Então, se você ODEIA isso, acho melhor você não ler esse post. ;-)

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

 

SOBRE O AUTOR

 

Gustavo Ávila ingressou no mundo da escrita ao iniciar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. Nascido em 1983, cresceu no interior paulista, trabalhou por anos em São Paulo, capital, e hoje vive em Florianópolis. Foram mais de três anos escrevendo O sorriso da hiena, que, em 2016, teve os direitos de adaptação comprados pela TV Globo.
 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 3

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 5

MEIO: 3

FIM: 4

 

NOTA FINAL: 4 de 5

 

LIVRO BOM PARA: ficar confuso

 

MINHA RESENHA

 

Esse livro foi uma confusão na minha cabeça. Tudo que eu tinha esperado acontecer não rolou, o que aconteceu me pareceu até irreal, mas tudo bem, nada de errado com isso. Mas confesso que foi uma leitura bem estranha.

 

A trama em si é muito boa: assassinatos sombrios, temperatura de thriller e vários plots. Tudo para ser uma leitura eletrizante. Mas teve alguns problemas que dificultaram muito a minha leitura. Os personagens, sob a tentativa do autor de deixá-los fora do comum, ficaram irreais e muito superficiais, fora que a parte da vida deles fora da trama principal, os crimes, foi muito boba, não dando aquele alívio tão necessário ao gênero. Ficou meio confuso.

 

A escrita do autor não ajuda muito, é um tanto crua, não fez o livro fluir de forma agradável. O livro começa muito bem, cria uma atmosfera interessante, mas isso vai se perdendo, principalmente quando passa para o ponto de vista do assassino em diversos momentos. Uma coisinha muito falha no livro foi o fato de que você sabe desde o início quem é o assassino, tira muito o suspense que, a meu ver, seria indispensável.

 

O final mostra-se interessante, mas não chega a ser perfeito. O envolvimento bem tosco do psicólogo e a maneira com que ele se mostra durante toda a trama não convence. A verdade é que o livro mostra-se interessante, até prende bastante o leitor, mas faltou muito refinamento. De um assassino com propósito, tudo termina com uma carnificina e um final que não é aberto, mas sim inacabado.

 

Pode-se perceber que ele não está com uma nota ruim, muito pelo contrário, só acho que não foi o livro ideal para mim. Acabou deixando muitas perguntas confusas e pouquíssimas resoluções. Me lembrou muito "Caixa de Pássaros" e, tal qual ele, não foi uma leitura que me agradou totalmente. Não foi um thriller policial que me prendeu ou me divertiu, se é possível isso. Acho que meu estilo permeia mais Jo Nesbø e Agatha Christie.

 

"Sorriso da Hiena" foi uma leitura confusa, mas que me conseguiu me prender de certa forma, mesmo que não tenha me conquistado.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

A versão em e-book está bem formatada, mas acho que aconselho a pegar emprestado por enquanto. Pode ser uma leitura um pouco desconfortável, então é melhor começar com ele emprestado do que comprado.

 

A QUEM AGRADA O EVENTO?

 

- Fãs de thriller;

- Fãs de Josh Mallerman;

- Fãs de livros nacionais.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Americanas.com.br

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu O Sorriso da Hiena com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle