© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Tudo por um Namorado", de Thalita Rebouças

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Depois do sucesso de Fala sério, mãe! ? que esteve na lista dos mais vendidos do jornal O Globo e da revista Época, Thalita Rebouças lança Tudo por um namorado. O livro traz de volta as inseparáveis amigas Manu, Gabi e Ritinha, protagonistas do seu primeiro livro, Tudo por um pop star. Se antes elas viraram o mundo pelo avesso para chegar perto dos músicos que idolatravam, agora as garotas têm um encontro marcado com a paixão.

Tudo começa quando Gabi se apaixona pela primeira vez. O eleito é Diogo, dublê de cantor e surfista, que também é apaixonado, mas por futebol, mar, música e internet. Ele estava solteiro desde que terminou - por motivos misteriosos - um namoro longo e comentadíssimo com Suzaninha, menina linda e com fama de metida que foi eleita a princesa do colégio por dois anos consecutivos.

 

SOBRE A AUTORA

 

Nas palavras da própria Thalita: "Sou fofa. Pelo menos é o que dizem as boas línguas. Nasci no dia 10 de novembro de 1974, sou carioquésima (daquelas que louvam o Rio e agradecem diariamente por ser de uma cidade tão linda e especial), empolgada, teimosa, escorpiana, portelense, Fluminensesesê!, abracenta, sorridente, chata à beça na TPM, chorona (do tipo ridícula, choro até vendo comercial de detergente), alucinada por sambas e marchinhas de Carnaval, louca por brigadeiro (para comer de colher) e adrenalina — já saltei de pára-quedas e asa-delta algumas vezes — e viciada em algumas séries de TV (Friends, Seinfeld, Sex and The City, Lost e Desperate Housewives são minhas preferidas). A vontade de escrever nasceu quando eu era criança. Do alto dos meus 10 anos eu me autodenominava "fazedora de livros".

 

NOTAS

 

ENREDO: 4

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 4

MEIO: 5

FIM: 4

 

NOTA FINAL: 4,5 de 5

 

LIVRO BOM PARA: deixar de lado a competição feminina de vez

 

MINHA RESENHA

 

Vocês estão lembrados da minha resenha sobre "Tudo por um Popstar" e do quanto foi uma releitura que mexeu muito com as minhas emoções? Então, com "Tudo por um Namorado" não foi diferente.

 

Quando li esse aqui pela primeira vez, já deveria ter uns 13, 14 anos, mais ou menos. Lembro que curti muito a leitura, achei ele mais divertida e mais próxima da minha realidade, já que adorava os passeios do colégio e, por outro lado, não era nenhuma fã devotada a algum artista (a não ser o Rouge, mas esse não conta, né?). Então, consegui me identificar bem mais com esse enredo. Na releitura não foi diferente.

 

Só que dessa vez a trama me trouxe reflexões muito profundas que com certeza eu, na fase da adolescência, conseguiria fazer. Indo por partes, o enredo é bem fofinho e apropriado para a galera infanto-juvenil, sendo divertido, engraçado e tudo que a Thalita consegue expressar também.

 

Os personagens continuam incríveis e os novos que entram na história também funcionam perfeitamente para o desenvolvimento, além de conseguir abarcar todos os tipos de tribos que existem dentro do meio adolescente. É fácil se identificar com pelo menos um dos personagens, novos ou antigos. O desenvolvimento e a escrita continuam perfeitos, sem nenhum defeito para colocar.

 

O livro começa meio rápido demais para o meu gosto, mas nada que estrague a leitura. Quando começa a parte da viagem da escola em si, o livro fica MUITO engraçado, colocando acontecimentos que todos nós passamos algumas vezes na vida na época de adolescência, sem dúvida nenhuma. Trouxe-me lembranças deliciosas e que me fizeram rir ainda mais.

 

No fim, acontece mais uma parada relacionando os pais narcisistas, mas melhora do livro anterior para esse. Mas o que realmente me chamou a atenção nesse final em si foi a mensagem que ele conseguiu passar: o fim da competição feminina e a inserção da sororidade entre adolescentes. Lembro o quanto na adolescência as meninas competiam entre si, nunca se uniam, muitas vezes considerando sua igual como inimiga da vida amorosa. Com tantos acontecimentos bem característicos, o livro consegue passar a mensagem certa: mulheres jamais deveriam competir umas com as outras. O incrível é que durante todo o livro isso é bem construído, então quando chega na parte crucial, a mensagem é facilmente aceita, com aquele pensamento "nossa, isso realmente faz sentido". Uma mensagem e tanto para as meninas que estão se descobrindo mulheres pela primeira vez.

 

"Tudo por um Namorado" é uma leitura essencial para jovens meninas e para mulheres que querem refletir acerca dos problemas de sua adolescência e querem ensinar o certo para as gerações futuras.

 

Mulheres, uni-vos. Somos irmãs, jamais inimigas.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Esse eu recomendo fortemente comprar, pois a mensagem deve ser passada adiante.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Livraria da Folha

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Tudo por um Namorado com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle