© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Um Milhão de Finais Felizes", de Vitor Martins - #BUDDYREADDLX

SINOPSE DE ORELHA

 

Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.


Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

 

SOBRE O AUTOR

 

Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e atualmente mora em São Paulo. Publicou seu primeiro romance, "Quinze dias", em 2017 e "Um milhão de finais felizes" em 2018, ambos pela Globo Alt, o selo de literatura jovem da Globo Livros.

 

NOTAS

 

ENREDO: 4

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 5

MEIO: 5

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,7 de 5 + ❤️

 

LIVRO BOM PARA: se apaixonar

 

MINHA RESENHA

 

Isso não é um livro, é um hino.

 

Esse é meu primeiro contato com o autor. Ainda não li seu primeiro romance e até ler esse livro, nem sabia que ele era um youtuber. Foi realmente um mergulho de cabeça e sem nenhuma expectativa. Mas não poderia ter sido melhor, porque esse livro é muito incrível.

 

A trama é fofa, os personagens são sensacionais, a própria construção social em torno do personagem é super bem pensada, a escrita do autor é perfeita e toda a leitura foi deliciosa. É um livro que é super difícil de encontrar defeitos ou críticas, pois abarca tudo da maneira correta e não simplesmente joga os fatos ali, mas realmente problematiza e tenta mostrar uma espécie de resolução.

 

A única coisa que realmente me incomodou foi quando entram para a narrativa as partes do livro que o protagonista, Jonas, está escrevendo. Eu entendo o conceito, realmente é indispensável para o desenvolvimento da própria maturidade do personagem, mas foi colocado em partes em que o leitor quer acompanhar um pouco mais o Jonas para depois ler os manuscritos de Piratas Gays. Acho que, no fundo, foi só um problema de timing, mas nada que comprometa a leitura, de maneira alguma.

 

Trata-se de uma história LGBTQ+ e se, realmente existisse um kit gay distribuído nas escolas, esse livro deveria estar. Vale lembrar que sou professora e realmente acredito que esse livro deveria ser leitura obrigatória na rede de ensino. Ele consegue abordar as questões acerca da sexualidade de maneira leve e correta, sem estereotipar ou dramatizar certos comportamentos. O livro consegue abordar o preconceito, gays, lésbicas, bissexualidade, adoção, família, cotidiano e a dicotomia escolha/"born this way" sem fazer com que o leitor perca o interesse no enredo e consegue fazer com que ele entenda o mundo em que o LGBTQ+ vive. Não é um universo de depravação, doença e rompimento com o conceito de família. Muito pelo contrário, mostra que a sociedade LGBTQ+ seria idêntica a nossa se não fosse a mácula do preconceito.

 

Por fim, creio que "Um Milhão de Finais Felizes" é um hino sobre aceitação, mas não em relação ao diferente se aceitar, mas nós, sociedade padrão, cristã e heteronormativa, aceitar que não somos a régua do mundo; existem pessoas diferentes de nós, mas não tão diferentes assim.

 

Vitor, quero muito andar com você no recreio um dia.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Compre, por favor. Eu li no formato físico, mas vi que o ebook, além de ter um preço muito bom, a diagramação está excelente. O importante é que você leia essa obra incrível.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Submarino.com.br (via Ad.fly)

 


Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Um Milhão de Finais Felizes no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle