© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Sem Coração", de Marissa Meyer - #TURISTALITERARIO

SINOPSE DE ORELHA

 

Um dos principais nomes no concorrido segmento de literatura jovem atual, Marissa Meyer recria o passado da famosa Rainha de Copas, personagem do clássico Alice no País das Maravilhas, no aguardado lançamento Sem coração. Conhecida pela série Crônicas Lunares, na qual reconta tradicionais contos de fadas como Cinderela e Branca de Neve com uma abordagem futurista e inusitada, Marissa Meyer alcançou o topo da lista dos mais vendidos do The New York Times com Sem coração, e a preferência dos leitores com suas tramas de ritmo ágil e final surpreendente. Com uma narrativa cinematográfica, Meyer oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já imaginada até aqui ao contar a história de Catherine, garota cheia de personalidade que sonhava ser uma confeiteira famosa e só queria viver seu primeiro amor, mas que diante dos golpes do destino acabou se tornando a temida Rainha de Copas. Marissa Meyer é um dos nomes confirmados para participar da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 3 a 12 de agosto.

Contos de fadas revisitados.

Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos.

Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto.

Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos...

A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.

 

SOBRE A AUTORA

 

Marissa Meyer mora em Tacoma, Washington, com o marido e os dois gatos. É fã de muitas coisas nerds (Sailor Moon, Firefly, organizar as estantes por cor...) e é apaixonada por contos de fadas desde criança – e não pretende abandonar isso. Ela pode ser ou não um ciborgue. Cinder é seu primeiro romance e já foi traduzido para cerca de vinte países.

 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 3

MEIO: 3

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,2 de 5

 

LIVRO BOM PARA: conhecer o passado de Copas

 

MINHA RESENHA

 

Eu amei "Cinder", não é novidade para ninguém, então já dá para imaginar a vontade com que eu fui em cima de "Sem Coração", né? Pois é, é como dizem, quanto mais alto se sobe, maior é o tombo.

 

Eu gostei de "Sem Coração", entendam bem. Mas confesso que não ter lido os livros originais do Lewis Carrol antes me atrapalhou muito. Impressiona o fato da Marissa Meyer conseguir escrever esse livro a até parecer que é realmente um livro do autor de "Alice no País das Maravilhas", mas muita coisa que ela colocou acho que teria entendido melhor e até de primeira se tivesse lido os originais.

 

O enredo é realmente incrível, os personagens são fiéis ao que Carrol colocou em sua obra e os novos se encaixam perfeitamente nesse universo. O problema real é que a autora demorou muito para desenvolver a trama. O livro segue em um ritmo bem lento até o final do segundo terço. A partir daí, a leitura foi frenética. Há diversos segredos revelados, plot twists incríveis, é a parte do livro que realmente prende o leitor. Até aí, tudo fica morno demais.

 

Uma coisa que não conseguiu me convencer foi a protagonista, a Cat, ser íntima do Crenshaw (Gato Sorridente) e ser fissurada por doces. Não há nada, pelo que eu sei, que leve a esse entendimento. Os outros personagens e participações combinam muito com o que Carrol já nos trouxe, menos esses gostos da protagonista.

 

O final me surpreendeu bastante. Todo o resultado, os mistérios revelados, tudo isso é incrível, deixa a gente de queixo caído. Só que é um livro um pouco longo (416 páginas) para que só essa parte final realmente empolgue.

 

"Sem Coração" foi uma leitura boa, mas nada surpreendente. O que a autora conseguiu fazer com "Crônicas Lunares" não conseguiu ser repetido aqui.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Não achei a edição física, da editora Rocco, a melhor do mundo. Achei a letra um pouco pequena e o livro em si muito grande, além do preço estar meio salgado. Acho que vale mais a pena investir na versão digital.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Magazine Luiza (via Ad.fly)

 

A CAIXINHA DE AGOSTO DO TURISTA LITERÁRIO

 

Foi a minha primeira caixinha e gostei bastante, os brindes foram bem legais. A única coisa que não foi tão legal foi o relógio, que não consegue funcionar direito. No conteúdo extra, disponibilizado no site, vinha uma receita de torta de limão, em homenagem à protagonista, mas a receita era MUITO ruim. Obviamente a receita não foi testada antes de ser colocada como conteúdo extra.

 

NOTA DA CAIXA: 4,5 de 5

 

ASSINE O TURISTA LITERÁRIO!

 

 Assine aqui!

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Sem Coração com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle