© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues - #12MESES12CLASSICOS

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Pela mente de Alaíde, vítima de atropelamento, passam flashes de seu relacionamento com o marido, da disputa com a irmã, de seus desejos inconfessáveis, tudo de forma desencontrada, misturando realidade, lembrança e alucinação. Com direção de Ziembinski, a estréia de Vestido de Noiva, em 1943, marcou o início da nova fase do teatro nacional e consagrou Nelson Rodrigues.

 

SOBRE O AUTOR

 

 

Foi um jornalista e escritor brasileiro. Grande nome da literatura brasileira, consagrou-se especialmente através de seus contos e peças teatrais. Colunista de sucesso em sua época, também destacou-se nas crônicas esportivas, folhetins e romances, estes últimos, sob pseudônimos de Myrna e Suzana Flag. Foi o mais revolucionário personagem do teatro brasileiro, abrindo as portas à moderna dramaturgia no país.

Trabalhou nos grandes jornais do Rio de Janeiro. Percorreu, contudo, um árduo itinerário, marcado pelas tragédias familiares e pela crítica equivocada da época, vinda tanto de militantes políticos comunistas como conservadores. Iniciou sua carreira jornalística em 29 de dezembro de 1925, como repórter de polícia no jornal de seu pai, tendo apenas treze anos e meio.

 

POR QUE É UM CLÁSSICO?

 

Nelson Rodrigues já seria um motivo para essa peça teatral tornar-se um clássico da literatura nacional. Mas foi a construção ousada que fez com que fosse reconhecida. Alternando entre diversos planos, sendo eles: memória, realidade e alucinação, o autor consegue nessa obra explorar as diversas partes da psique humana em um único espaço físico, o palco.

 

MINHAS IMPRESSÕES

 

Sou suspeita para falar: sou fã de carteirinha do autor e jornalista. E esse aqui não me decepcionou em nada. Como sempre, tudo gira em torno de um acontecimento chocante, onde nos leva a pensar o quanto ser humano pode ser baixo e vil. Isso ainda sem perder toda uma estética própria, coisa que acho incrível. Foi uma leitura bem rápida, porém intrigante, fazendo-me apaixonar ainda mais por toda a obra de Nelson Rodrigues.

 

NOTA FINAL: 5 de 5 + ❤️

 

DEVE SER LIDO?

 

Meu coração diz que sim, mas concordo que a escrita de Nelson Rodrigues não é para todos. Se você conseguir de desvencilhar de todo e qualquer preconceito e simplesmente se deixar levar, creio que terá uma leitura incrível. Se ainda for um pouco difícil para você, sem problema. Procure uma peça dele em cartaz por uma boa companhia, será um ótimo começo.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Americanas.com.br (via Ad.fly)

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Vestido de Noiva com as hashtags #blog50livros e #12meses12classicos que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle