© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Suicidas", de Raphael Montes - #BUDDYREADDLX

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa?

Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.

Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.

 

SOBRE O AUTOR

 

 

Nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.

 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 4

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 5

MEIO: 5

FIM: 5

 

NOTA FINAL: 4,8 de 5 + ❤️

 

LIVRO BOM PARA: se surpreender

 

MINHA RESENHA 

 

E, para variar, eu gostei e favorito mais um vídeo do Raphael Montes.

 

Sei que não é um livro que todo mundo vai gostar, já que o autor gosta de explorar o podre de toda uma sociedade e mostra isso em seus personagens. Sei que ele coloca um punhado de temas pesados, sem problematizá-los, faz isso inteiramente para chocar. Isso com certeza faz com que a escrita dele não seja para todo mundo.

 

Só que funciona muito para mim. A trama, a meu ver, foi bem pensada e pouco usual, ainda mais o fato dele seguir escrevendo não em forma da prosa tradicional, mas como se fosse um dossiê do crime que aconteceu. Eu gosto bastante dessa abordagem, que também é possível encontrar em "Os Três", da Sarah Lotz. Isso traz ainda mais realidade à trama, além de ser pouco usual.

 

Todo o desenvolvimento do livro, as reviravoltas e o própria final um pouco chocante me convenceram, mas confesso que os personagens causam um pouco de desconforto. Além dele não explorar bem os motivos dos personagens, já que para ele basta ser humano para realizar as maiores idiotices, eles são estereotipados ao extremo, fugindo um ou outro dessa equação. Vi recentemente um comentário em vídeo sobre esse livro de uma pessoa que não gostou e entendi perfeitamente o porquê.

 

Esses estereótipos extremos deixam os personagens um pouco rasos demais e isso faz com que seja possível descobrir o final. Confesso que o finalzinho em si era um pouco impossível de descobrir, ainda mais que o autor colocou isso para a gente ficar com cara de bobo no final, mas o grande mistério que o livro começa a dar forma lá pelo meio do livro, se você se atentar à índole dos personagens fica bem fácil de descobrir.

 

Apesar disso, "Suicidas" foi um livro favoritado, foi uma leitura incrível de fazer e que realmente me surpreendeu, como tudo o que o Raphael Montes escreve.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Eu li ele em formato digital e foi uma experiência bem tranquila, então pode ir sem receio.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Americanas.com.br (via Ad.Fly)

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com seu Suicidas com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle