© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Persuasão", de Jane Austen - #12MESES12CLASSICOS

 

SINOPSE DE ORELHA

 

"Persuasão” foi o último trabalho completo de Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, uma das heroínas mais tranquilas e reservadas de Austen, mas, ao mesmo tempo, uma das mais fortes e abertas às mudanças. O livro enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz. Austen expõe de maneira sutil como uma mulher pode passar por cima das convenções sociais e das restrições femininas em busca da felicidade.

 

SOBRE A AUTORA

 

 

Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. Seu segundo livro, Pride and Prejudice (1797), tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial. Depois conseguiu publicar o romance Sense and Sensibility (1811), cujo sucesso levou à publicação, ainda que sob pseudônimo, de obras anteriormente recusadas. Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814) e Emma (1816) em um estilo menos ágil e humorístico, porém ganhando em serenidade e sabedoria, sem perda de sua típica ironia. Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasion e Northanger Abbey, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

 

POR QUE É UM CLÁSSICO?

 

Jane Austen é considerada a primeira romancista moderna na literatura inglesa. Em uma época onde a escrita feminina era vista como inferior, a autora conseguiu publicar diversas obras, sendo lidas pelo grande público.

 

MINHAS IMPRESSÕES

 

Confesso que não foi fácil ler esse livro. Entendo sua importância, percebo sim que é uma boa obra, mas enxerguei problemas demais. O início do livro me cativou muito, toda a construção dos personagens foi incrível, jogando minhas expectativas para as alturas. No meio do livro tem uma reviravolta crucial para a história e logo pensei: "nossa, que beleza! A partir de agora vai ser um estouro." Há uma insinuação de triângulo amoroso, tudo muito sutil, então fiquei esperando o "tiro, porrada e bomba". Mas até ali, tudo que a obra tinha de cativante e bem construída se perdeu. Parece que a autora se cansou da história no momento desse plot twist e terminou o livro de maneira rápida, um tanto tosca, parecendo que terminou simplesmente por terminar mesmo. Foi bem decepcionante. Ainda não consigo entender como dois personagens, com um passado perturbado e uma hostilidade no presente, de repente, sem falarem um com o outro, só se olhando, perdoam-se mutuamente. Tantas intrigas e dúvidas que a autora criou no início foram completamente ignoradas no final. Entendo a importância de Jane Austen, com certeza lerei Orgulho e Preconceito no futuro, mas Persuasão não conseguiu me levar a fazer parte de sua legião de fãs.

 

NOTA FINAL: 3,5 de 5

 

DEVE SER LIDO?

 

Não sei, de verdade. Como não conheço mais nada da autora (a não ser as suas adaptações para o cinema), não sei se quem é fã da autora vai gostar desse livro e nem se é o ideal para conhecer a escrita de Jane Austen.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com (disponível no Kindle Unlimited)

Saraiva.com.br

Livraria Cultura (via Ad.Fly)

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Persuasão com as hashtags #blog50livros e #12meses12classicos que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle