© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "100 escovadas antes de ir para a cama", de Melissa Panarello

 

 

ATENÇÃO: esse livro contém conteúdo erótico. Contudo, essa resenha não, então pode respirar fundo que tá tudo tranquilo. ;-)

 

SINOPSE DE ORELHA

 

No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina. Um dos motivos que transformaram Cem Escovadas Antes de Ir para a Cama em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21.

 

SOBRE A AUTORA

 

É uma jovem escritora italiana com enfoque em literatura erótica. O seu primeiro livro, 'Cem escovadas antes de ir para a cama', é um diário verídico que relata sobre sua vida sexual na adolescência, em busca de alguém pra amar e ser amada, descobrindo a vida se rendendo aos prazeres carnais.

O livro vendeu mais de meio milhão de cópias, somente na Itália. Baseado no diário de Melissa, teve origem o filme Cem escovadas antes de dormir, desaprovado porém pela maioria dos fãs do livro, e também pela própria Melissa. Em 2005, escreveu o livro L'odore del tuo respiro que ainda não tem tradução em língua portuguesa e em 2006 escreveu In nome dell'amore.

 

NOTAS

 

ENREDO: 3

PERSONAGENS: 4

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5

INÍCIO: 4

MEIO: 3

FIM: 4

 

NOTA FINAL: 3,8 de 5

 

LIVRO BOM PARA: chocar

 

MINHA RESENHA

 

Nunca imaginei que iria me chocar tanto com relatos sexuais, mas eu estava errada.

 

Quem me acompanha aqui no blog, sabe que eu tenho o costume de ler livros de cunho erótico. Já li de tudo um pouco, dos mais leves aos mais pesados. Mas confesso que esse aqui conseguiu me tirar da zona de conforto. Primeiro, pelo fato de se tratar de um diário real, escrito pela autora em sua adolescência. Tudo que é biográfico acaba chocando mais porque aí temos certeza de que não é uma fantasia, mas sim algo que realmente aconteceu, com seres humanos reais que estavam dispostos a isso. Segundo, porque tudo o que é relatado é pesado de modo geral, imagina então vivido por uma menina de seus 16, 17 anos.

 

É preciso levar em consideração que se trata de uma adolescente da Itália, país onde a iniciação sexual acontece realmente mais cedo e que tem muito menos tabus do que aqui nas Américas. Nós somos ainda muito pautados pela moral cristã puritana e eles não. Por isso, lá é comum perder a virgindade por volta dos 14 anos e até mesmo se casar antes de completar os 18. Mesmo levando isso em consideração, os relatos são tão frios, tão pouco comuns que realmente assusta.

 

Tem de tudo um pouco: sexo grupal, voyeurismo, homossexualidade, bissexualidade, transsexualidade, BDSM, swing, entre outros. Não é à toa que foi um livro que chamou tanta a atenção em seu lançamento e até hoje é centro de inúmeras discussões. Se esses temas já chocam quando contados e praticados por pessoas adultas, imagina por uma adolescente?

 

Apesar dele ser bem chocante nesses pontos, o livro procura focar mais na busca do sentir, do amar do que realmente na descoberta da sexualidade. Fica bem claro o quanto a protagonista procura o amor nas mais variadas aventuras sexuais, ela está ávida para sentir alguma coisa. O sentimento de auto-destruição é latente em toda a narrativa. Ela queria tanto amar e ser amada que entra nas maiores furadas, sujeita a vários tipos de violência com o próprio corpo. Infelizmente, isso só fica evidente em uma leitura mais transversal, porque a quantidade exacerbante de cenas sexuais super descritivas tira o foco do principal.

 

Admiro a coragem da autora em publicar seus escritos e o quanto isso a expôs, mas, mesmo o livro acabar se desviando dessa questão sentimental, é importante falar sobre essa variedade na área do sexo para quebrar alguns tabus que ainda persistem na sociedade. Não estou falando de sexo grupal ou nada do gênero, estou falando da objetificação da mulher (acontecendo quando um de seus parceiros só a chama de Lolita, em referência à obra de Nabokov), a negação do prazer sexual à mulher (quando é chamada inúmeras vezes de "cachorra" por seus parceiros sexuais) e a super valorização da virgindade (quando o seu primeiro parceiro sexual duvida de sua virgindade por ela não sentir dor em sua primeira relação). Por mais que o livro choque e cause muita estranheza, essas questões foram levantadas e são de extrema importância para a desmistificação do sexo.

 

"100 escovadas antes de ir para a cama" é um livro surpreendente, visceral e que, com certeza, deve ser lido, mesmo que com uma certa precaução.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Eu li ele em ebook e foi bem tranquilo. Hoje em dia, anda bem difícil consegui-lo, independente do formato. Mas ainda é mais fácil encontrá-lo impresso em sebos online por um preço bem camarada.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Magazine Luiza (via Ad.Fly)

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama no Instagram com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle