© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Origem" (Série Robert Langdon - vol. 05), de Dan Brown

 

 

SINOPSE DE ORELHA

 

De onde viemos? Para onde vamos?

Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".

O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.

Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.

Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.

Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

 

SOBRE O AUTOR

 

O escritor norte-americano Dan Brown nasceu em 1965 em New Hampshire, nos Estados Unidos da América, sendo filho de um professor de Matemática e de uma intérprete de música sacra. Brown estudou no liceu local e mais tarde licenciou-se na Universidade de Amherst.


Mudou-se para Los Angeles onde tentou fazer carreira como compositor, pianista e cantor. No entanto, este plano de vida fracassou e Dan Brown acabou por ir estudar história da arte em Sevilha, em Espanha. Entretanto, a meias com a mulher, escreveu o livro 187 Men to Avoid: A Guide for the Romantically Frustrated Woman.


Em 1993 regressou a New Hampshire para se tornar professor de inglês na escola onde tinha estudado. Passados dois anos, os serviços secretos norte-americanos foram à sua escola buscar um aluno que consideravam uma ameaça nacional por ter escrito, na Internet, que era capaz de matar o presidente Bil Clinton. Dan Brown ficou tão interessado no assunto que começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança. Acabou por resultar desse interesse a escrita do seu primeiro romance Digital Fortress, que foi lançado em 1996 com algum sucesso.


Era um romance baseado na violação de privacidade e em conspirações, tendo por sustentação as novas tecnologias.


Quatro anos depois do seu romance de estreia, lançou Angels and Demons, seguindo-se em 2001 Deception Point. Finalmente, em Março de 2003, Dan Brown lançou no mercado norte-americano The Da Vinci Code (O Código Da Vinci), que logo no primeiro dia vendeu mais de seis mil exemplares, tendo-se tornado num dos livros mais vendidos de sempre em todo o mundo, com publicações em 42 línguas.


O Código Da Vinci é um romance policial que tem como protagonista um simbologista norte-americano. Através da obra de Leonardo Da Vinci, onde encontra várias mensagens codificadas, tenta arranjar provas para desvendar um segredo com centenas de anos. No livro surgem instituições como a Opus Dei e o Priorado do Sião.


A obra chegou a Portugal em 2004 e ao fim de poucos meses atingiu as onze edições. O sucesso deste livro levou a que fosse anunciada uma adaptação cinematográfica e uma sequela literária.

 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 4

INÍCIO: 3

MEIO: 5

FIM: 4

 

NOTA FINAL: 4,3 de 5

 

LIVRO BOM PARA: se divertir

 

MINHA RESENHA

 

Eu gosto muito das histórias de Dan Brown, vocês sabem. Mas confesso que esse aqui não me conquistou de primeira.

 

O mote da trama é inteligente, confesso, ainda mais colocando Gaudi no meio, um dos artistas mais controversos da História da Arte. Colocar questões políticas no meio, com uma Espanha monárquica fruto da Ditadura de Franco, entremeando com as questões religiosas tinha tudo para funcionar. Funcionou de certa forma, mas não de maneira completa.

 

Explicando melhor, os personagens são incríveis (Robert Langdon está de volta!) e a escrita do autor é sempre deliciosa, mas me pareceu que nesse aqui o autor tinha pouca bagagem para explorar. Por conta disso, me pareceu que ele enrolou demais, certas coisas ficaram extremamente repetitivas, principalmente no início. Até o ritmo frenético, marca registrada do autor, começar demora umas boas 150 páginas.

 

O meio decola, é verdade. Consegue te prender até a última página, com todas aquelas reviravoltas deliciosas, que fazem você ficar na ponta da cadeira, querendo ler ainda mais. Só que até isso acontecer você se arrasta na leitura. O fim foi legal, mas já era previsível desde as primeiras páginas, não houve nenhuma surpresa.

 

Vale dizer aqui que uma das coisas que mais desmotivaram a minha leitura foi a edição: uma letra muito pequena, diagramação apertada, uma página imensa e que as letras vazavam. Ou seja, eu demorava um tempão para mudar de página. Creio que se a edição estivesse melhor eu com certeza não demoraria tanto para curtir a leitura em si. O livro tem suas falhas sim, mas com uma experiência de leitura melhor a nota que eu dei acabaria sendo um pouco mais alta.

 

"Origem" é um bom livro, que diverte e cativa, mas com certeza não é a melhor obra protagonizada por Robert Langdon.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Por conta dos problemas mencionados, acho que você deveria escolher o ebook. Apesar de ser fácil encontrar um bom preço dele em papel, acho que a leitura seria mais proveitosa com uma diagramação mais confortável.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Submarino.com.br (via Ad.fly)

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Origem com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle