© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

RESENHA de "Reinações de Narizinho" (Série O Sítio do Pica-Pau Amarelo - vol. 01), de Monteiro Lobato

 

 SINOPSE DE ORELHA

 

O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, a boneca de pano tagarela e sabida, Tia Nastácia, famosa por seus deliciosos bolinhos, Dona Benta, uma avó muito especial, e sua neta Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia.Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.

 

SOBRE O AUTOR

 

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.

 

NOTAS

 

ENREDO: 5

PERSONAGENS: 5

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 3

INÍCIO: 5

MEIO: 3

FIM: 4

 

NOTA FINAL: 4,2 de 5

 

LIVRO BOM PARA: ser criança de novo

 

MINHA RESENHA

 

Livros clássicos são sempre um ponto de tensão, imagina então livros clássicos infantis?!

 

"Reinações de Narizinho" tem um enredo que funciona como a cabeça de uma criança: não há muita coerência, mas é extremamente imaginativo e nos transporta de volta para a infância. Chega a ser assustador, mas eu realmente me senti criança de novo, deixando minha criatividade rolar solta.

 

Os personagens também são incríveis: complexos, cheios de personalidade e não se parecem com nada, tudo é muito original. Concordo que o livro tem seus problemas, mas os personagens não é um deles, creio que são o ponto alto de todo o livro.

 

O principal problema que eu acho do livro é o fato de ser anacrônico. Há muitos comentários racistas e preconceituosos no geral, além de muitos termos usados não são mais tão usuais. Apesar de ser um clássico, ele ainda é infantil e precisa de uma revisão urgente. Outra questão é que utiliza-se muitas referências datadas, então creio que uma criança não entenderia quase nada do meio do livro, quando há uma parte dedicada diretamente ao Gato Félix. Isso pode ser um problema.

 

"Reinações de Narizinho" tem seus problemas, mas com certeza mostra por que é uma obra prima.

 

COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Li uma edição linda, ilustrada, do Círculo do Livro, mas a versão mais nova está disponível em ebook no Kindle Unlimited, então se você assina o serviço, talvez valha a pena.

 

ONDE COMPRAR

 

Amazon.com

Saraiva.com.br

Americanas.com.br (via Ad.fly)

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Reinações de Narizinho com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle