© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

COMIDAS LITERÁRIAS - Receita de Kimchi adaptado (O Bom Filho)

Sabe quando uma história é repleta de referências alimentares e a gente fica simplesmente babando em cima do livro? O livro "O Bom Filho", apesar de ser um thriller, me trouxe uma vontade louca de comer algo da culinária coreana. Indo procurar algumas receitas, conheci o Kimchi, uma espécie de compota de legumes fermentada que normalmente é consumida juntamente com lámen. Infelizmente, muito do que é usado para fazer o Kimchi é de difícil acesso aqui no Brasil, mas foi por isso que decidi adaptar a receita para o nosso paladar e, principalmente, supermercados.

 

Segue aqui para ver a receita inteira. Para conhecer a receita original, clique aqui.

 

INGREDIENTES

 

 

 

1 repolho (pode ser acelga também, mas repolho é bem mais fácil de encontrar)

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal

2 xícaras de água

1 pimentão amarelo (pode ser o vermelho também)

1 cenoura grande

1/2kg de camarão descascado e limpo

1 colher de sopa de cebola picada

1/2 colher de sopa de alho picado

Cebolinha a gosto - usei um filete

Pimenta dedo de moça (fresca ou em conserva) a gosto - usei uma pimenta

Gengibre a gosto - usei o equivalente a uma colher de chá

2 colheres de sopa de vinagre (preferencialmente o de arroz)

2 colheres de sopa de molho shoyu

 

MODO DE PREPARO

 

 

 

1) Primeiro corte o seu repolho em filetes. Não se esqueça que o meio dele, onde ficava o talo, é bem mais duro que as folhas e deve ser descartado. Enquanto isso, coloque a água para ferver.

 

 

 

2) Quando a água estiver fervendo, coloque o repolho em uma bacia, adicione o sal, o açúcar e a água fervente. Mexa bem e pressione com um prato fundo, para ajudar a murchar as folhas e iniciar o branqueamento. Reserve.

 

 

 

3) Enquanto o repolho descansa, corte o pimentão (tirando as sementes) e a cenoura em tirinhas bem finas. Reserve.

 

 

 

4) Corte em pedaços bem pequenos o gengibre, a cebolinha e a pimenta dedo de moça. Não se esqueça de retirar as sementes, elas deixam a pimenta ardida além da conta.

 

 

 

5) Refogue o camarão com um pouco de óleo, a cebola e o alho.

 

 

 

6) Quando o camarão começar a ficar bem laranjinha, adicione os legumes em tiras (enquanto isso, vamos fingir que eu usei uma panela chique e não essa completamente sambada). Quando o pimentão começar a ficar macio, adicione os temperos picados.

 

 

 

7) Passados uns poucos minutos, acrescente o repolho. Eu tirei eles da salmoura com as mãos mesmo, deixando escorrer uns segundinhos. A água provavelmente já estará morna a essa altura. Mexa bem até o repolho murchar. Acrescente o vinagre, o shoyu, dê umas mexidas e está pronto!

 

Particularmente, ficou bem gostoso. Não ficou tão ácido e funcionou super bem. Infelizmente, essa versão não comporta conservar por muito tempo na geladeira ou até deixar fermentar, por conta do camarão. Se você não curte camarão, pode trocar tranquilamente por kani. Se seu problema é money, use sardinha em lata, mas escorra bem o óleo e diminua um pouco a quantidade de shoyu, por conta da sardinha ser um pouco salgada.

 

Outra sugestão interessante é substituir a cenoura por nabo (um pouco mais difícil de encontrar) e o pimentão por maçã (caso esteja procurando um sabor mais agridoce). A receita original leva um pó de camarão, conhecido aqui como farinha de camarão, mas é fácil de conseguir comprando camarão seco em lojas de grãos e bater no processador. O seu kimchi ficará bem vermelho, como a versão tradicional.

 

Só peço para não substituir os temperos. O picante forte da pimenta, o frescor da cebolinha e a ardência doce do gengibre deixam a receita com aquele gostinho de comida oriental que a gente tanto procura. Comi ele como salada junto com um arroz soltinho, ficou uma delícia.

 

Quer ver mais alguma receita por aqui? Se sim, comente aqui (ou lá no Instagram) um livro cheio de referências culinárias que você quer muito provar. Quem sabe ele não aparece por aqui? ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle