© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

ANOTA AÍ - 5 livros ambientados na cidade do Rio de Janeiro

 

Hoje é dia de São Jorge, um dos santos mais amados do Brasil e do mundo. Prestigiado não só pela Igreja Católica com também pela Umbanda, o romano matador de dragões e abridor de caminhos é extremamente amado pela população da cidade do Rio de Janeiro.

 

Em sua comemoração, listamos 5 livros que são ambientados na cidade de São Sebastião (mas emprestada a São Jorge), cada uma mostrando o Rio de Janeiro sob uma ótica.

 

Ah, e clique no título do livro para comprá-lo na Amazon. ;-)

 

1) O Cortiço, de Aluísio Azevedo

 

Nada como um clássico da literatura para mostrar o crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro. Nesse livro é explorado o Rio de Janeiro dos pobres, no final do século XIX e início do XX. Com certeza uma imagem inusitada da cidade, mas que consegue mostrar questões sociais que permeiam até os dias atuais.

 

2) Mensageira da Sorte, de Fernanda Nia

 

Esse livro traz um Rio de Janeiro de um futuro muito próximo, mas, ao mesmo tempo, bem cotidiano. A autora, apesar de se utilizar de um bairro fictício para o centro da obra, perpassa diferentes pontos icônicos da cidade. Uma visão bem refrescante da cidade maravilhosa.

 

3) Um Show de Bola, de Kel Costa

 

Aqui conhecemos a parte do Rio de Janeiro que mais cresce: os subúrbios da Zona Oeste. Apesar do livro trazer outros pontos bem conhecidos, o mais interessante é como a autora retrata essa área tão nova e, consequente, tão populosa. Um lado da cidade que ainda é pouco explorada pela literatura.

 

4) O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues

 

Chegamos ao Rio de Janeiro de Nelson Rodrigues: o Rio dramático, bem soturno, onde as pessoas vivem a vida como ela é, sem escrúpulos. O autor consegue usar muito bem nessa obra a cidade como um ótimo plano de fundo para evidenciar hipocrisias, pensamentos ultraconservadores e o pior que há dentro das pessoas. Um Rio de Janeiro que você nunca verá retrato, a não ser com Nelson Rodrigues.

 

5) Roteiro lírico e sentimental da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde nasceu, viveu em trânsito e morre de amor o poeta Vinícius de Moraes, de Vinícius de Moraes

 

Enquanto Nelson Rodrigues mostra o Rio em sua pior forma, Vinícius de Moraes o transforma em poesia. Como uma visão super romântica, o poeta mostra a cidade de maneira encantadora, amada e muito querida. Uma visão que apaixona as pessoas pela cidade e a transformou em Cidade Maravilhosa e Bonita por Natureza. A visão do autor influenciou nomes de peso na cultura nacional, como Jorge Ben Jor e Manoel Carlos.

 

Qual desses Rio de Janeiro combina mais com você? E com qual você mais concorda? Para mim, está por uma mistura de Vinícius de Moraes e "O Cortiço". Comenta aqui (ou lá na foto do Instagram) qual desses livros te deixou com mais vontade de ler. ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle