© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

COMIDAS LITERÁRIAS - Chá gelado americano (Dumplin')

 

Tudo bem que estamos nas portas do inverno, mas desde quando precisamos de desculpa para tomar um chá gelado delicioso? A Willow, de "Dumplin'", com certeza não. Inspirada no chá gelado que a personagem principal vive tomando e falando sobre, trouxe uma receita de chá preto gelado tipicamente americano, mas com um pouquinho de brasilidade. ;-)

 

Segue aqui para ver a receita inteira. Para conhecer a receita original, clique aqui.

 

INGREDIENTES

 

 

 

- 5 sachês de chá preto (usei Mate Leão mesmo);

- 1 xícara de açúcar refinado (não serve mascavo e afins);

- 1 laranja ou limão ou limão siciliano ou lima ou 1 ramo de hortelã;

- Bastante gelo.

 

MODO DE PREPARO

 

1) Primeiro, vamos fazer o chá. Para conseguir a infusão perfeita, coloque 1 litro de água para ferver. Mas não deixe ela ferver, só dar as primeiras borbulhas, ainda tímidas, com bolhinhas bem pequenas. Quando chegar nesse ponto, desligue o fogo, coloque os sachês, afunde-os na água sem apertar e deixe descansar por 5 minutos.

 

 

 

2)Enquanto a infusão acontece, está na hora de fazer a calda de açúcar. Coloque em um panela o açúcar e mais uma xícara de água. Note que a mistura fica super embassada, mas é assim mesmo.

 

 

 

3) Leve ao fogo e espere ferver, sempre mexendo, mas delicadamente para não espirrar. Quando começar a borbulhar, espere 1 minuto e desligue o fogo. Deixe esfriar.

 

 

 

4) Enquanto a calda esfria, corte a fruta ou hortelã. Eu usei a laranja pera, que era a que eu tinha, e preferi cortá-la em gomos para poder tirar o meio dela, que costuma sempre amargar um pouco, mas no caso do limão pode cortar em rodelas tranquilamente.

 

 

 

5)Depois disso tudo, tire os sachês do chá e esprema os saquinhos gentilmente com o próprio cordão. Em seguida, coloque em um fio a calda de açúcar no chá, a fim de não respingar. Misture bem com uma colher.

 

Em tese, seu chá está pronto. Você pode colocar em um jarra junto com a fruta ou hortelã e levar para gelar ou montar em um copo com bastante gelo. Eu fiz no copo para poder tomar logo, mas confesso que não ficou exatamente gelado. Vale mais a pena segurar um pouco a ansiedade e levar para a geladeira antes.

 

 

 

Eu usei esses gelos falsos, pois sou aquele tipo de pessoa que o congelador está sempre entupido de coisa, então eu consigo armazenar esses gelinhos em um pote e enfiar em qualquer canto do congelador. Para reutilizar, basta lavar e devolver para a geladeira. A vantagem é que ele não deixa a bebida mais rala, só que, infelizmente, ele não resfria tanto quanto o gelo original.

 

A bebida ficou uma delícia, me surpreendi muito. Ficou bem próximo do chá do Outback, o mesmo estilo. Para o meu gosto, ele ficou bem doce, colocaria menos calda, mas isso é bem pessoal. Você vai ter que adaptar depois da primeira receita, não tem muito jeito.

 

Quer ver mais alguma receita por aqui? Se sim, comente aqui (ou lá no Instagram) um livro cheio de referências culinárias que você quer muito provar. Quem sabe ele não aparece por aqui? ;-)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle