RESENHA de "Recursão", de Blake Crouch - #INTRINSECOS

 

SINOPSE DE ORELHA

 

E se um dia memórias vívidas se infiltrassem em sua mente, pintando em tons de cinza todas as suas certezas? As pessoas que você ama não fazem mais parte da sua vida, agora você tem outro cônjuge, outros filhos, ou está sozinho. Tudo mudou. E o que você tinha de mais importante foi arrancado da sua existência, levando junto sua sanidade.É dessa premissa que Blake Crouch parte para contar a história de Barry Sutton e Helena Smith. Quando nada é mais importante que a memória, perdê-la significa perder a si mesmo.Barry é um policial em Nova York que convive com a tristeza e a ausência da filha, morta em um atropelamento. As lembranças de uma vida feliz o assombram por anos. Sem alternativas diante da dor, seu casamento chega ao fim. Mas se Meghan não tivesse morrido, sua vida seria diferente? Ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram. Barry entende, então, que se lembrar de algo que não viveu pode ser ainda pior. A neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer. A cada semana, mais lembranças se apagam da mente de sua mãe e, aos poucos, é como se Helena a perdesse para sempre. Inesperadamente, ela é abordada por um dos homens mais ricos do mundo, que se oferece para financiar sua pesquisa de retenção de memórias. Helena vê surgir a chance de proporcionar um grande bem para a humanidade: a cura do Alzheimer e, quem sabe, da síndrome que assola o mundo. No entanto, não poderia estar mais enganada...A tecnologia que deveria salvar vidas acelera a marcha galopante do caos, gerando uma guerra pelo poder e criando recursos que começam a esfacelar a realidade. O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver - e salvar a todos nós. Em Recursão, Blake Crouch constrói uma jornada desnorteante, com personagens complexos, que nos fazem refletir sobre nossa existência e nossa identidade. Uma trama intrincada, ágil, e sem dúvidas emocionante, que mostra o poder que cerca a tecnologia ao manipular algo tão definidor como a memória e as consequências de um progresso a qualquer custo para os indivíduos e a sociedade.

SOBRE O AUTOR

 

 

Blake Crouch é roteirista e autor de diversos best-sellers. Seus livros já foram traduzidos para mais de trinta idiomas e venderam mais de um milhão de exemplares. Mora com a família no estado americano do Colorado.

NOTAS

ENREDO: 5
PERSONAGENS: 4
DESENVOLVIMENTO E ESCRITA: 5
INÍCIO: 5
MEIO: 5
FIM: 4

NOTA FINAL: 4,5 de 5

LIVRO BOM PARA: entender física como um profissional

MINHA RESENHA


Eu já havia lido do autor o "Matéria Escura", que eu havia amado e favoritado, então imagina a expectativa que eu coloquei no bichinho. E, como sempre, o autor não decepciona. Sempre fico impressionada como o autor consegue fazer uma leiga como eu entender o conceito físico por trás dos seus enredos com extrema facilidade. Os personagens são bons, mas eu senti muita falta de um aprofundamento maior da personalidade da Helena, enquanto a do Barry é super bem desenvolvida. O final é bom e tem um detalhe bem interessante (tem que ler para saber e até entender do que estou falando), mas foi um tanto esquecível também, infelizmente. Não teve o fim forte que eu esperava, só que não afetou minha experiência no geral. Foi uma leitura muito boa, que me divertiu muito e que me manteve fã de carteirinha do Blake Crouch.


COMPRO, BAIXO, PEGO EMPRESTADO OU PASSO LOTADO?

 

Minha experiência com a edição da Intrínsecos foi boa, mas nada que substitua completamente o ebook. Além disso, o livro é meio gordinho, então a capa dura foi um tiquinho desconfortável, mas nada demais. Foi uma leitura muito agradável no geral.


ONDE COMPRAR

Amazon.com

A CAIXINHA DE OUTUBRO DE 2019 DA INTRÍNSECOS
 

Eu não costumo curtir muito os brindes da Intrínsecos, mas esse porta cartão-postal foi bem legal e útil, ainda mais que posso guardas os cartões que as próprias caixinhas da Intrínseca enviam.

 

 

Visite aqui o canal de Bárbara Rocha

NOTA DA CAIXINHA: 5 de 5


ASSINE A INTRÍNSECOS!

 

 

ASSINE AQUI!

 

Quer participar do projeto? Então poste uma foto com o seu Recursão com a hashtag #blog50livros que adorarei ver. E já fez resenha sobre ele no Skoob ou GoodReads? Então me envie um email para contato@50livros.com que vou ler com muito amor! ;-)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2017 por 50 Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com